segunda-feira, 30 de junho de 2014

4 a 13 de julho - Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana em Samora Correia

Bacalhau, carnes bravas e arroz doce? Irresístível!




sexta-feira, 27 de junho de 2014

29 de Junho - Curso de Iniciação à prova de Vinhos na Quinta da Lourosa



A Quinta de Lourosa é uma propriedade familiar integrada na Rota dos Vinhos Verdes. Apenas a 40 km do Porto, mas longe da azáfama citadina, é um local agradável para uns dias de descanso, onde poderá passear, conhecendo melhor a região e saboreando a gastronomia, bem como os vinhos da quinta. Para além da visita à quinta a pé ou de bicicleta, poderá ainda conhecer termas, monumentos, rios e jardins.Os 30 ha da Quinta da Lourosa, convidam-no a uma visita guiada às vinhas, adega e turismo rural onde poderá provar e comprar vinhos e outros produtos da quinta.
 No dia 29 de Junho, das 09h30 às 12h20 há um curso de iniciação à prova de vinhos na quinta, acção que inclui uma visita às vinhas, visita à adega, curso e certificado de participação.
Joana de Castro, enóloga da Quinta de Lourosa, conduz este curso.
 Esta acção é organizada pelo projeto DPPL-Sousela em parceria com a Quinta de Lourosaas inscrições devem ser efectuadas até dia 27 de Junho.

Reserva de inscrição até ao dia 27 de Junho
Tlm: 915458343;
e-mail: ernesto.s.goncalves@gmail.com
Morada:Estrada de Santa Maria de Sousela 1913
4620-469 Sousela | Lousada | +351 255 815 312
GPS: 41º 28' 88'' N | 8º 19' 66'' W

até 19 de julho - Rota das Tabernas, para os lados de Grândola



Salada de bacalhau com pimentos, torresmos do rissol, açorda de beldroegas, cachola de porco, miolos com carne de vinha d’alhos são alguns dos tradicionais petiscos alentejanos que poderá degustar nas dez tabernas aderentes à rota.
As iguarias a saborear são acompanhadas por animação nas Tabernas com poetas populares, cante alentejano, fado e música popular.

até 29 de junho - Algarve Beer Fest, em Albufeira

Não se pode perder a degustação de 40 variedades de cerveja

 artesanal




Local

PRAÇA DOS PESCADORES 
ALBUFEIRA - ALGARVE 
COORDINATES
37.086965, -8.248964

quinta-feira, 26 de junho de 2014

até 29 de junho - Feira da Bôla, em Lamego


A Av. Dr. Alfredo de Sousa, situada aos pés do Santuário dos Remédios, vai acolher a sexta edição da Feira da Bôla, uma oportunidade única para lamecenses e forasteiros saborearem uma das iguarias mais típicas da culinária duriense. A convite da Câmara Municipal de Lamego, treze produtores locais vão promover, de 27 a 29 de junho, esta maravilha da gastronomia portuguesa. Este ano, vai voltar a haver uma promoção especial: quem comprar uma bôla pode adquirir uma garrafa de espumante Raposeira por apenas 3€.
O certame promete tornar-se mais uma vez um ponto de encontro para os profissionais do setor e para milhares de visitantes que gostam desta especialidade emblemática do concelho. Recorde-se que, em anteriores edições, a elevada procura conseguiu esgotar o respetivo stock em todos os stands de venda, constituindo um êxito organizativo.
Fiel a uma receita muito antiga e recheada ao gosto de cada um, as bôlas de presunto, bacalhau, frango, sardinha, salpicão, vinha-de-alhos ou de outros ingredientes, prometem deliciar o paladar dos consumidores. Tendo em conta a oferta da culinária duriense, a Bôla de Lamego assume-se como um dos exemplares mais genuínos e distintos do Portugal gastronómico.

28/29 de junho - 6ª VINÁLIA - Podendes, Penela



Aproveitando as potencialidades do bio turismo enquanto atividade que pode acrescentar valor à atividade vitivinícola, associou-se o Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional com produtos agrícolas, Queijo Rabaçal, Vinho Terras de Sicó, Azeite Sicó, Mel, Nozes e Artesanato.

Um evento que pretende promover o vinho terras de Sicó numa zona de grande produção, onde os apreciadores deste néctar têm a oportunidade de conhecer e apreciar os paladares destes vinhos e da gastronomia.

PROGRAMA: 

SÁBADO
21.30h Degustação de Produtos de Sicó - Alfafar 

DOMINGO
08.30h Passeio BTT «Bike Tour’14» 
09.00h Encontro de Motorizadas de Alfafar 
09.30h Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional 
09.30h Caminhada “Rota das Vinhas” 
10.00h VI Jornadas Práticas de Vitivinicultura 
11.30h Périplo pelas Adegas Tradicionais 
13.00h Almoço 
15.30h Cortejo Quinhentista pelas ruas do Burgo
16.00h Leitura do Foral de Podentes - Recriação Histórica 
16.30h O Coro de Penela “Labor Omnia Vincit” entoa cânticos Quinhentistas 
17.00h Animação Quinhentista, sanfonas, gaiteiros e truões 
19.00h Encerramento

http://www.cm-penela.pt/destaque.php

28 a 6 de julho - Festival de Carnes Portuguesas Certificadas, em Lisboa

Sexta-feira à noite estava cheio e as pessoas pareciam satisfeitas. Quem lá foi que comente.



Venha deliciar-se com a melhor carne das Raças Portuguesas certificadas (DOP) confeccionada por Restaurantes de cozinha tradicional Portuguesa em representação das Regiões do País num evento de cultura gastronómica com os melhores pratos tradicionais e produtos genuínos.

Os visitantes que optarem por almoçar no espaço da Semana da Gastronomia Tradicional, na FIA Lisboa, poderão descontar o preço do bilhete de entrada na refeição, devolvendo o restaurante o valor correspondente. 

Ainda no âmbito da gastronomia, decorrerá também na FIL o 1º Festival do Marisco, em simultâneo com a Semana da Gastronomia Tradicional | FIA Lisboa 2014. 

Decorrem ainda múltiplas atividades que poderá selecionar no link abaixo

http://fialisboa.fil.pt/eventos-fia/

quarta-feira, 25 de junho de 2014

até 29 de junho - Festa do Mar e da Sardinha em Caminha

De cariz popular, a Festa do Mar e da Sardinha é o primeiro certame do "verão 5 estrelas". O objetivo é valorizar o potencial turístico do património marítimo, com destaque para as atividades, serviços e produtos ligados ao mar.
Este evento relacionado com o Mar aposta em 4 áreas: gastronomia, mostra dos produtos do mar e da sardinha, exposições e animação.
A gastronomia, considerada a grande atração do certame, vai exibir os mais variados pratos confecionados com produtos do mar, com destaque para a Sardinha e para as conservas. Para além do bom peixe, também não faltarão provas de vinho loureiro, showcookings e demonstrações gastronómicas a cargo de pescadores locais e da Chef Margarida Bessa Rego. É ainda de realçar que a animação ao almoço e ao jantar também está garantida. O Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d'Arga, a Academia de Música Fernandes fão e as concertinas farão a diferença nas horas das refeições.
A mostra dos produtos do mar e da sardinha é outro dos pontos a salientar. Apresentação gastronómica dos produtos do mar e da sardinha, venda de produtos e serviços relacionados com o mar e artesanato do mar compõem a mostra. Nos serviços destaca-se a escola de surf e nos produtos as conservas e a doçaria. A mostra de artesanato vai exibir o artesanato do concelho de Caminha e do concelho de A Guarda, com destaque para as miniaturas de barco, caraterísticas do concelho de Caminha e as redeiras de A Guarda.
As exposições são outras das apostas do certame. Na zona envolvente ao Portinho estarão patentes várias exposições: na sede da Associação de Pescadores, no Campo do Castelo, poderá ser visitada a mostra "As raízes da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora", no Forte da Lagarteira a exposição "Embarcações Tradicionais e instrumentos de pesca" e no espaço do evento a exposição "As Artes de Mar".
Para além dos serviços e produtos ligados ao mar, a Festa do Mar e da Sardinha vai contar com uma Feira do Livro, onde o visitante pode adquirir as mais variadas publicações relacionadas com o mar e outras temáticas.
Se a gastronomia promete, a animação não fica atrás. Durante os cinco dias, a animação é constante. Pelo palco da Festa do Mar e da Sardinha vão passar os Sons do Minho, os Metacarpus, os Alpaca, o projeto "Fuga", o Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d'Arga, a Academia de Música Fernandes Fão, a Associação Vira a Bombar, o Grupo de Bombos S. Gonçalo de Dem, o Grupo de Bombos de Gondar, o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Cantares Tradicionais da SIRA, Grupo Juvenil de Dem e Cantares Tradicionais de Orbacém. Além da música, o visitante ainda pode experimentar gratuitamente o batismo em Kayak no Rio Âncora, a cargo da Minhaventura.

até 27 de julho - Tasquinhas "Mercado à mesa" em Santiago do Cacém



O espaço de circulação do mercado irá ser ocupado por mesas e cadeiras para que os visitantes possam experimentar os petiscos da região (marisco, peixe fresco, carne alentejana, enchidos, queijos, entre muitos outros). Irá ainda contar com showcooking, provas de vinhos, de queijos, animação cultural (cantares alentejanos, fado, espaço para novos projetos e muito mais), exibição, em duas telas gigantes, de todos os jogos do Mundial de Futebol e muitas outras iniciativas.

A entrada é gratuita e irá funcionar de segunda-feira a sexta-feira das 17h às 24h, sábados e domingos das 17h às 02h.

terça-feira, 24 de junho de 2014

27 a 29 de junho - Mostra Gastronómica Baía do Seixal



Sete restaurantes aderentes a preços muito contidos:

http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/5A003C67-6F8F-455C-A0B8-FABFA07DCC7D/9609/Gastronomia_Festas_SPedro_2014.pdf

27/29 junho - Feira dos Sabores do Tejo em Vila Velha de Ródão



A tradicional Feira das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão deu agora lugar à «Feira dos Sabores do Tejo». Tudo sempre com um ponto em comum, o rio Tejo. O mote é «Sentir o Rio e Viver a Terra».

 A Feira ganhou uma dinâmica mais abrangente que pretende envolver a família, aliando o melhor dos expositores, da animação infantil e dos artistas musicais. São várias as atividades que decorrerão em paralelo de forma a potenciar ao máximo a Feira e a Região.
A «Feira dos Sabores do Tejo» tem início no dia 27 de junho, sexta-feira, pelas 18h30 com uma Cerimónia de Abertura (programa a definir). Pelas 19h00 decorre a apresentação pública do novo rótulo do Mestre Manuel Cargaleiro para o azeite da RODOLIV, seguida de uma prova de azeite, vinhos e mostra de produtos regionais. A atuação do grupo de música tradicional ‘Modas de Rodão’ inicia-se pelas 21h30 no palco 2. DAVID FONSECA sobe ao palco 1 pelas 23h30 para o primeiro grande concerto da Feira e pela 1h00 tem início a Discoteca ar livre com o Dj Zound’s.
No sábado decorre pelas 18h30 o Mercadinho do pão (confeção em forno de lenha) e pelas 19h30 uma exibição de Ginástica Acrobática pelo ALBIGYM. Pelas 20h30 tem lugar um Workshop de Culinária com produtos locais. Os Musicalbi sobem ao palco 2 pelas 21h30 e pelas 23h30 começa a atuação de MIGUEL ÂNGELO no palco 1. Pela 1h00 tem início a Discoteca ar livre com o Dj Zound’s.
No último dia, domingo dia 29 de junho, a manhã começa com um Passeio de motorizadas clássicas. Pelas 18h30 realiza-se mais uma prova de azeite, vinhos e mostra de produtos regionais. Às 19h00 todos os visitantes poderão participar numa aula de Zumba Fitness com ginásio «A Praça». Mais um Workshop de Culinária com produtos locais decorre pelas 20h30. Pelas 21h30 atuam os Quintarolas no palco 2. O TRIBUTO ABBA sobe ao palco 1 pelas 22h30.

MUITA ANIMAÇÃO DURANTE TODA A FEIRA
São várias as atividades que vão decorrer durante os três dias da Feira, desde animação circense, animação infantil, espaço para babysitting, passeios pedestres, passeios de barco no Tejo, passeios de burro e restauração. São novas ofertas que vêm dar uma nova vida a esta Feira e aos seus visitantes.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

27 a 29 de junho - Festival do Lagostim em S. Pedro do Corval, Reguengos de Monsarraz

Festival do Lagostim dos dias 27 a 29 de junho no Jardim Público de S.Pedro do Corval com entrada livre

Sendo este lagostim considerado uma praga é de todo o mérito participarmos no seu combate e... comê-los!!!

domingo, 22 de junho de 2014

até 20 de julho - Festival do peixe de rio em Mação

Estes Festivais que se esticam pelo tempo fora dão imensas oportunidades. Mação realiza quatro festivais por ano este é o segundo, o primeiro foi dedicado à lampreia.

http://www.cm-macao.pt/pt/conteudos/eventos/c71b565e-f41e-4124-99f6-5d0d0a77f147.htm


segunda-feira, 16 de junho de 2014

20 a 22 de junho - Mostra Gastronómica em Paço de Arcos. Oeiras

Este fim de semana há actividade na Grande Lisboa






Dos pratos mais elaborados à cozinha tradicional portuguesa e internacional, aos visitantes é apresentada vasta variedade gastronómica, através da presença no evento de alguns dos melhores restaurantes existentes naquele núcleo histórico, nomeadamente: Pátio Antigo, Casa Galega, Os Arcos, A Dizima, Fornos do Padeiro, Pastelaria Oceânia e Casa do Paço. 

Neste encontro de sabores, marca também presença a Confraria do Vinho de Carcavelos.

20/21 de junho - Dão Capital – Mostra de Vinhos e Iguarias

Nos dias 20 e 21 de Junho, entre as 10H30 e as 13H30 (profissionais) e das 16H00 às 21h00 (consumidores), o Palacete Henrique de Mendonça, em Lisboa (Sede da Nova School of Business and Economics, em frente ao El Corte Inglés), recebe o evento “Dão Capital – Mostra de Vinhos e Iguarias”, uma organização da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e da Rota do Vinho do Dão. 

Decorrerão, ainda, duas provas harmonizadas comentadas: 

- Dia 20, 11H00: Vinho do Dão Encruzado com Queijo Serra da Estrela, por Osvaldo Amado 

- Dia 21, 11H00: Vinho do Dão Touriga Nacional com Queijo Serra da Estrela, por Carlos Lucas 

Igualmente no dia 21, às 18H00, decorrerá um workshop “Vinhas e Vinhos do Dão”, orientado por Rui Falcão. 



Produtores de vinhos do Dão Presentes: 

- Adega Cooperativa de Mangualde 

- Adega Cooperativa de Silgueiros 

- Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem 

- Boas Quintas 

- Caminhos Cruzados 

- Casa da Ínsua 

- Casa de Mouraz 

- Chão de São Francisco 

- CMWines 

- Dão Sul/Global Wines 

- Fidalgas de Santar 

- Fonte do Gonçalvinho 

- Julia Kemper Wines 

- Ladeira da Santa 

- Magnum Vinhos 

- Quinta da Bica 

- Quinta da Falorca 

- Quinta da Fata 

- Quinta da Nespereira 

- Quinta da Ponte Pedrinha 

- Quinta da Vegia 

- Quinta das Camélias 

- Quinta das Marias 

- Quinta de Lemos 

- Quinta de Santo António 

- Quinta do Carvalhão Torto 

- Quinta do Escudial 

- Quinta do Margarido 

- Quinta do Perdigão 

- Quinta dos Roques 

- Quinta Mendes Pereira 

- Seacampo 

- UCB/Quinta do Cerrado 

- UDACA 



Produtores de iguarias: 



- Fumeiro Flor de Sal: Enchidos tradicionais e enchidos de perú 

- Sabores e Ambientes Serra da Estrela: Queijo Serra da Estrela e Produtos derivados 

- LAFOBERRY: mirtilo, framboesa e groselha, as compotas e chá de mirtilo 

- HARALD HAFNER A Abelha Azul: Mel - Mono e Multi florais, Favos de Mel, Propólis, Cremes de Propólis, Pólen, Sabonetes de Mel 

- Chocolataria Delícia: chocolates; tabletes; bombons 

- BYNATURA: Cogumelos pleurotus e shiitake (frescos e desidratados); Alheira de cogumelos; Mel 

- Maçãs Bravo de Esmolfe e Beira Alta 

- Doçaria tradicional de Vouzela 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

15 de junho - Festa das Migas em Segura, Idanha-a-Nova

2014_06_15_Festa _Migas _Programa1

14/15 de junho - Festival Gastronómico “Sabores do Anho” em Gondomil - Valença



Um convite a saborear o Anho Assado no forno a lenha, com arroz do pingo, uma iguaria rainha das festas grandes da região.

  O anho assado nos fornos de Valença é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável.

            O festival abre sábado, às 19h com uma arruada de bombos a cargo do Grupo de Bombos de S. Cristóvão. Durante a noite o recinto será animado com um grupo musical. Domingo o recinto abre às 12h00.

             “Os Sabores do Anho reforçam a oferta gastronómica de Valença, cada vez mais um destino turístico de eleição para os bons garfos”.

13 JUNHO - CURSO DE VINHOS VERDE EM PONTE DE LIMA





Este workshop é conduzido pela prestigiada Revista de Vinhos, sendo conduzido por Luis Antunes

13/15 de junho - Feira da Regueifa e do Biscoito em Valongo



Para adoçar a boca!

14 jun - Uma sopa é sempre uma boa entrada...


terça-feira, 10 de junho de 2014

12/15 junho - Festas do Município, Proença-a-Nova



A criação de uma área temática dedicada ao queijo de cabra e outros sabores regionais será a principal novidade da Festa do Município de Proença-a-Nova, que se realiza de 12 a 15 de junho. Duas dezenas de expositores, dois deles coletivos, agrupam produtores de queijo, cereja e outros produtos alimentares, numa zona do recinto que conduz os visitantes até às instalações em que irão decorrer oficinas de preparação de queijo, tigelada, cosméticos com leite de cabra ou, por exemplo, uma pizza com sabores originais criada especificamente para a festa.

Pontos altos?
Paulo Gonzo; cozinha ao vivo, com a presença de Maria João Clavel, Leonel Pereira e Rui Alves; ou ordenha de uma cabra... deixem-se tentar!

12 a 15 de junho - Alvaiázere Capital do Chícharo

Quem não sabe o que são chícharos... está na hora de os ir conhecer!

Alvaiázere Capi

Vão ver o site da Câmara Municipal porque está recheado de eventos muito variados.

http://www.cm-alvaiazere.pt/default.aspx?module=DestaqueDisplay&ID=375

sábado, 7 de junho de 2014

até 10 de junho - Festa da Cereja em Alcongosta, Fundão



Domingo, 8
8.00h     Inauguração da Rota da Cereja – Alcongosta (junto à paragem dos autocarros)
11.00h   Lançamento do Livro «Alcongosta, a festa e o fruto de uma terra emblemática», de Luís Agostinho.
Live Cooking com o Chef Bruno Caseiro
Animação de rua – Grupo de Cantares da Arrifana (Guarda), Grupo de Cantares Ponto e Linha (Souto da Casa), Grupo de Bombos das Donas, Tuna da Academia Sénior do Fundão, Grupo de Bombos Tapori a Bombar – Aldeia de Santa Margarida, Grupo de Fados João Morgado (nas tasquinhas) e Brincar à Cereja.
12.30h   Petit Chefs
15.00h   Petit Chefs
17.00h   Live Cooking com o Chef Francisco Siopa
 
Segunda-feira, 9
Animação de rua – Grupo de Bombos Raia dos Sonhos – Ladoeiro, Grupo de Cantares Senhora do Mosteiro Freixial, Grupo de Fados João Morgado (pelas tasquinhas), Brincar à Cereja e “Zé Pacóvio”.
22.00h   Concerto Toques do Caramulo
 
Terça-feira, 10
11.00h   Animação de rua – Bombos da Casa do Povo do Souto da Casa, Grupo de Bombos “Os Arrelia” – Fatela, Bombos da Associação de Bombos do Souto da Casa, Rancho Folclórico da Fatela e Brincar à Cereja.
11.30h   Live Cooking com os Chefs Hugo Nascimento e Luís Espadana
14.30h   Apresentação do livro «Cerejeiras em Paris», de Gabriel Raimundo
15.30h   Live Cooking com o Chef António Melgão
16.00h   Concerto de Encerramento pela Banda Filarmónica União de Santa Cruz – Aldeia Nova do Cabo.

7/10 de junho - Ervas da Baronia, Alvito


As Ervas da Baronia  levam a natureza à mesa das pessoas e apresentam-lhes paladares pujantes e verdadeiros. São produtos que nascem nos campos e, por isso, muito saudáveis e repletos de sabor. 
Os saberes da tradição são colocados ao dispor dos visitantes que os acompanham com os néctares da região.
Como recusar uma açorda de beldroegas com queijo de cabra? 
São muitos os restaurantes aderentes e são ainda mais as propostas para que se prove as saborosas iguarias que confecionam.

7 de junho - Curso de Vinhos Verdes em Barcelos

Dia 7 de Junho | 10:30/12:30 | Casa do Vinho |Barcelos

Focado nos Vinhos Verdes, este curso teórico-prático pretende aprofundar os conhecimentos dos apreciadores de vinhos e dos profissionais da restauração e similares, apoiando-os na prova de vinhos e na sua harmonização com a gastronomia, de forma a que o vinho e comida criem casamentos perfeitos. Trata-se de um curso prático com 12 vinhos em prova.



6/8 de junho - Fim de semana do Bacalhau em Barcelos



Uma iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos que pretende promover e divulgar o bacalhau enquanto produto integrante das riquíssimas tradições gastronómicas barcelenses. Pretende, também, promover a qualidade da restauração no concelho de Barcelos e contribuir para a economia local.

Bacalhau à Santa Maria Maior, à Zé do pipo, à Horizonte, à Casa Lourenço, à Casa Sêmea, à Cozinha Regional, à Provincian, à D. Carlos, à Braga, à Galo Novo, à Manjar, à Melinha, à Muralha, à Chefe com puré, à Oliveira, à Conde de Barcelos, à Cávado, à Zé Andrade, à Terra Negra, à Tropical, à Vera Cruz; e, ainda, na brasa, na caçarola, com broa, com alcaparras, com crosta de alheira, iscas, em azeite, gratinado, lourado, de cebolada, entre muitas outras designações.

terça-feira, 3 de junho de 2014

6/29 de junho - Coisas d'ovo - Festival Gastronómico do Ovo em Ferreira do Zêzere



Como o Festival dura mais de 3 semanas deixo mais umas sugestões para escolher a altura da visita

Muito que beber e muito que fazer


- Enchidos e Fumeiro tradicional
- Bola de Azeite
- Rojões da Matança
- Carne mirandesa na brasa
- Cordeiro assado 
- Tripas  
- Bacalhau assado na brasa
- Cogumelos recheados

- Bola doce
- Farta-rapazes
- Amêndoas

Vinhos, licores e aguardentes da região

http://rondadasadegas.blogspot.pt/p/dsfdsfdsfsf.html

Cerejas! Gostamos todos. Certo?