quarta-feira, 30 de julho de 2014

1 a 3 de agosto - XXVII Festa do Frango, na Guia, Albufeira

Polidesportivo da Guia 
19h00 




segunda-feira, 28 de julho de 2014

30 de julho a 15 de agosto - 16º Concurso gastronomia ribeirinha, no Barreiro


CONSULTE/DESCARREGUE AQUI a LISTAGEM dos RESTAURANTES PARTICIPANTES »


São sete os restaurantes participantes no 16º Concurso de Gastronomia Ribeirinha 2014, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e que vai decorrer, de 30 de julho a 15 de agosto. 

Caril de Polvo”, “Robalo à Pescador”, “Feijoada de Choco”, “Pataniscas de Choco com Arroz de Amêijoas”, “Tentáculos de Polvo à Lagareiro com Batatinhas a Murro e Grelos Salteados”, “Cataplana Mista de Peixe do Rio” e “Lombo de Corvina à Azinheira Velha são as iguarias possíveis de degustar por todos os interessados, que, no período de realização do Concurso, que decorrerá em paralelo com as Festas do Barreiro 2014 (de 8 a 17 de agosto), se dirijam a qualquer um dos sete estabelecimentos inscritos.

Participam no evento os restaurantes “A Tasca da Galega”, “Leão D’Ouro”, “Moet Lounge Tapas & Bar”, “Petiscos do Céu”, “Praia Norte – Lounge Bar”, “Verde Minho” e “Zeppelin”.
Júri desta 16ª edição, recorde-se, será composto pelos chefes Celso Dias e Irene Pimenta, Fátima Santos, Representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) e um Representante da CMB.

Entrega de Prémios desta edição está agendada para 15 de agosto.
O Concurso de Gastronomia Ribeirinha visa a divulgação da gastronomia ribeirinha do Concelho, com base nos produtos originários dos rios Coina e Tejo.
+INFO: Posto de Turismo (Mercado Municipal 1º de Maio); e-mail:ddemail@cm-barreiro.pt; fax: 21 2068107; telefones: 21 206 8212 ou 21 099 0837.

Restaurantes participantes

Restaurante A Tasca da GalegaRua Combatentes da Grande Guerra, 65
Barreiro
93 796 5072
atascadagalega@gmail.com
Não encerra
Prato a concurso: Caril de Polvo

Restaurante Leão D’OuroRua Dr. Manuel Pacheco Nobre, 35 A
Alto do Seixalinho
21 204 6134
Não encerra
Prato a Concurso: Robalo à Pescador

Moet Lounge Tapas & BarAv. Bento Gonçalves, 26 A Barreiro
96 622 2267
moet.loungetapasbar@outlook.pt
Não encerra
Parto a Concurso: Feijoada de Choco

Restaurante Petiscos do CéuRua Almeida Garrett, 22 Barreiro
21 204 2026
restterminal@gmail.com
Encerra ao domingo e segunda-feira ao jantar
Prato a Concurso: Pataniscas de Choco com Arroz de Amêijoas

Restaurante Praia Norte – Lounge BarRua do Clube Naval do Barreirense – Praia Norte
Barreiro
21 207 0495
mada-lenas@hotmail.com
Não encerra
Prato a Concurso: Tentáculos de Polvo à Lagareiro com Batatinhas a Murro e Grelos Salteados

Restaurante Verde MinhoRua Quinta dos Casquilhos, 2 Lt. 11
Parque da Cidade
21 214 1030
mendesmanuelbaptista@hotmail.com
Não encerra
Prato a Concurso: Cataplana Mista de Peixe do Rio


Restaurante ZeppelinAv. Escola de Fuzileiros Navais, 82
Santo André
21 215 5197
eduardo_jrc86@hotmail.com
Encerra ao domingo ao jantar e segunda-feira
Prato a Concurso: Lombo de Corvina à Azinheira Velha

quinta-feira, 24 de julho de 2014

25 a 27 de julho - XVII Feira do presunto tradicional e III Festival do Medronho, em Monchique




Durante todo o fim de semana vai ser dado a conhecer o genuíno e exclusivo presunto tradicional da Serra de Monchique e o tão apreciado medronho destilado vagarosamente em alambiques de cobre, sendo Monchique o maior produtor da aguardente de medronho do país.
Neste edição, a animação musical vai ser uma constante, com a atuação do grupo musical “Anjos”, no sábado às 22h00 e, no domingo,  poderá assistir à atuação do José Malhoa, pelas 22h00.
Os sabores, o programa e a animação musical irão certamente constituir um bom motivo para uma visita a Monchique.
A inauguração do certame terá lugar, no dia 25,  às 18h00 e pela noite dentro poderá desfrutar das atuações musicais com o Grupo Coral da Academia Sénior e Eulália e Vânia Nunes.

25 a 27 de julho - 16º Arraial do Petisco em Pêra, Silves


O Arraial do Petisco é um evento que se destaca fundamentalmente pela oferta ao público dos mais variados petiscos tradicionais da região algarvia, bem como vários "pratos quentes" como alternativa e ainda um leque variado de doces típicos regionais.

Em cada noite de festa existem vários pratos da noite como o Ensopado de Borrego (às Sextas-Feiras), a Feijoada de Choco (aos Sábados) e a Cabidela de Galinha (aos Domingos).

Da variada oferta de petiscos destacamos:

> Papas de Milho> Carapaus Alimados
> Pipis> Chouriça Assada
> Caracóis> Moreia Frita
> Salada de Polvo> Orelha de Porco
> Camarão Cozido> Milhos

Confeccionado desde 2003, o "Petisco da Casa", pitéu muito apreciado entre os visitantes, tornou-se um sucesso, assim como a restante oferta de petiscos à disposição no evento.

Da oferta variada de doces típicos regionais e sobremesas destacamos:

> Dom Rodrigo
> Bolas de Ovo
> Tortas Diversas
> Doces de Amêndoa

24 de julho a 3 de agosto - I Festival Internacional da Cerveja, em V. R. de Santo António



Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 24 de julho e 3 de agosto, a 1ª edição do Festival Internacional da Cerveja.

À semelhança do Festival implementado em Sevilha, VRSA acolhe, este Verão, um evento nos mesmos moldes, no Jardim da Avenida da República (junto à Marina), entre as 18h00 e a 01h00.
Durante o certame será possível experimentar mais de 30 marcas de cerveja internacional e provar algumas especialidades gastronómicas do concelho.

Ao longo da noite, os visitantes poderão assistir aos concertos dos Grab it Band (dia 24), Sónia Rodrigues & Friends (dia 25) e um tributo ao Rock Português (dia 26).
A entrada é livre.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

26 de julho a 3 de agosto - XXV Feira de Enchidos, Queijo e Mel, em Vila de Rei

Já lá não ia há uns anos... Está maior e melhor. Parabéns Vila de Rei!

XXV FEIRA DE ENCHIDOS, QUEIJO E MEL A CHEGAR!
Vila de Rei volta a receber, de 26 de Julho a 3 de Agosto, mais uma edição da Feira de Enchidos, Queijo e Mel (FEQM). O certame tradicional organizado pelo Município de Vila de Rei, que vai este ano para a sua vigésima quinta edição, pretende divulgar as actividades económicas do concelho e apresentar os mais variados produtos artesanais.

O programa da XXV edição do evento volta a contar com mais uma edição da Feira do Livro, exposições, tasquinhas, animação de rua, karaoke, jogos tradicionais, programa desportivo e a realização da 24ª Colheita de Sangue de Vila de Rei.

A animação musical das noites de festa volta a estar garantida, com os palcos do Parque de Feiras de Vila de Rei a receber artistas de diferentes estilos musicais. O palco principal ficará assim destinado a Rita Guerra, Irmãos Verdades, Graciano Ricardo, Zé do Pipo, Anaquim, UHF e Cuca Roseta.
No placo 2 estão já confirmadas as atuações da Orquestra Clássica e Orquestra Tradicional da Escola de Música de Vila de Rei, Grupo de Cantares “A Bela Serrana”, Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e Villa d’el Rei Tuna.

O evento vai contar com mais de 110 expositores oriundos de vários pontos do país, que irão apresentar, além da gastronomia regional, artigos em artesanato e representativos dos sectores industrial, comercial e de serviços. Os visitantes poderão assim provar os saborosos enchidos, queijo e mel da região, apreciar o típico artesanato local e deliciar-se com a rica gastronomia local nas esplanadas instaladas no recinto da Feira.

De 26 de Julho a 3 de Agosto, a XXV Feira de Enchidos, Queijo e Mel oferece o melhor do artesanato, gastronomia e música. Visite Vila de Rei!

25 a 27 de julho - Arte Doce, Feira-Concurso em Lagos


Arte Doce 2014

A ARTE DOCE vai decorrer entre os dias 25 e 27 de julho, entre as 18h00 e as 24h00, e a entrada no certame é gratuita. Nestes dias, a doçaria tradicional do Algarve ocupará o lugar de destaque, mas a feira conta, também, com a presença de vários artesãos.
Recorde-se que esta Feira Concurso tem procurado, desde 1987, contribuir para a preservação de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região - a doçaria, sobretudo à base de amêndoa e figo. Hoje, pode não ser o único evento do género a realizar-se na região algarvia, mas continua a ter uma identidade muito própria, também devido ao facto de ter aliado à Feira uma vertente de Concurso.

O “Ano Internacional da Agricultura Familiar” (AIAF) foi o tema obrigatório escolhido para esta edição, e que permitirá às doceiras participantes pôr a sua criatividade e imaginação à prova. De relembrar que o objetivo do AIAF 2014, é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança de rumo, na certeza de que a agricultura familiar tem um importante papel socioeconómico, ambiental e cultural. É também esta vertente de sensibilização junto dos milhares de visitantes desta Feira que se pretende alcançar com este concurso.

Além da constante animação musical e de um espaço próprio da Biblioteca Municipal para os mais pequenos ocuparem o seu tempo de forma divertida e educativa, haverá um espaço dedicado aos “comes e bebes”, com tasquinhas.

A 27ªedição da Arte Doce é organizada pela Câmara Municipal de Lagos, contando com os apoios das Juntas de Freguesia do Concelho, da empresa municipal LAGOS-EM-FORMA, Turismo do Algarve, e de alguns restaurantes do concelho.

Visite a Feira e prove o que de mais doce se faz no Algarve e em Lagos!

25 a 27 de julho - 5º Festival do Melão, em Alpiarça

Com apenas 31 calorias por cada 100g não será o melão que nos faz engordar... Aproveitemos!

terça-feira, 22 de julho de 2014

25 a 27 de julho - Feira da Serra, em S. Brás de Alportel


Na 23ª edição, a Feira da Serra põe as mãos na massa!

No último fim de semana de julho, dias 25, 26 e 27, a Feira da Serra regressa a São Brás de Alportel… com todo o Sabor da Tradição! Artesanato, gastronomia e animação são alguns dos ingredientes que temperam a 23.ª edição da Feira da Serra, um evento de destaque no panorama cultural da região, enquanto ponte que liga a tradição à inovação.
Este ano com 16 espaços temáticos e muitas surpresas, a Feira da Serra convida a conhecer os segredos ancestrais que se escondem nas mãos de quem amassa com arte… o Pão! O Sítio do Pão é uma das muitas novidades desta edição e será ponto de passagem obrigatório para quem visitar o certame durante estes três dias.
Muito apreciado na cozinha mediterrânica, o pão é um produto secular da nossa gastronomia e guarda, nos seus traços e jeitos, segredos que passaram de geração em geração, entre os elementos da família que partilhavam momentos tão especiais como a hora de fazer pão.

Na 23.ª edição a Feira da Serra recebe ainda a visita do Centenário do Concelho, com um espaço inteiramente dedicado às comemorações desta efeméride que representa um ponto de viragem na história do município. Exposições de personalidades e fragmentos representativos da História são-brasense vão surpreender os visitantes com uma viagem ao passado, num desafio com os olhos postos no futuro.
Na Feira da Serra venha descobrir estas e outras histórias geracionais que se cruzam no coração do Algarve e descubra… o Sabor da Tradição!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

25 a 27 de julho - Festival do Anho assado e do arroz do forno, em Baião




As portas de mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno de Baião abrem-se na sexta-feira, dia 25 de julho, às 18h00. Até 27 de julho haverá mesa farta e recheada com sabores tradicionais no local designado por Feira do Tijelinho. Este ano a organização preparou uma nova modalidade de preços, para ir ao encontro das necessidades dos consumidores.

O Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno marca o ponto alto do verão por terras de Baião no que à boa gastronomia diz respeito. O protagonista da festa é o anho assado, um manjar que em Baião é confecionado por mãos sábias e com ingredientes de grande qualidade.

É a Câmara Municipal de Baião que prepara as condições para que tudo se processe nas condições ideais. Depois, juntam-se à festa cinco restaurantes a quem cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado, usando para isso os tradicionais fornos a lenha. É ali que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.

Este ano a organização segue uma nova modalidade de preços, mais ajustada às necessidades dos consumidores. Passa a estar disponível a opção de uma dose por pessoa, o que inclui a entrada típica designada de "verde" (ou bazulaque) e o Anho Assado com Arroz de Forno, pelo preço de 12,50 euros. Este valor não inclui bebidas. Mas continua também a estar disponível o menu completo, que traz entradas, prato principal e sobremesa.

CONFORTO ASSEGURADO
O festival tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito. Ali estão reunidas condições de conforto e frescura, tornando-se num espaço agradável, mesmo nos dias quentes de verão.

A frescura vem também dos vinhos verdes da sub-região de Baião que poderão ser encontrados no recinto e que tão bem acompanham a generosa refeição de Anho Assado com Arroz de Forno. Mas existem ainda outros produtos típicos do concelho a provar, como como o biscoito da Teixeira, a broa de milho, os citrinos da Pala ou os doces regionais.

Nos últimos anos juntaram-se a estes outras iguarias produzidas pela arte e engenho dos baionenses, como sejam os licores, as compotas, os chocolates, o mel ou os queijos, que, lentamente, mas de forma determinada, vão conquistando o seu lugar entre as preferências dos locais e dos visitantes. Também não poderiam faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores.

"Estes produtos resultam de ideias inovadoras de jovens baionenses e trazem maior variedade à oferta do nosso concelho. Acreditamos que estas iniciativas se irão traduzir no reforço da economia concelhia, proporcionando a fixação das populações ao nosso território", refere a este respeito o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro.

domingo, 20 de julho de 2014

23 a 27 de julho - Festival Al' Buhera, em Albufeira




Evento decorre de 23 a 27 de julho, com Artesanato, Música & Gastronomia, na Praça dos Pescadores

De 23 a 27 de julho a Praça dos Pescadores acolhe mais uma edição do Festival Al – Buhera. Artesanato, Música & Gastronomia mais uma vez em destaque num programa que já faz parte do roteiro cultural e turístico da cidade.

O mês de julho vai fechar em grande com o regresso do Festival Al-Buhera à Praça dos Pescadores, em Albufeira, já na próxima semana.

Vão ser cinco dias com muita animação, de 23 a 27 de julho, com Artesanato, Música & Gastronomia, num programa de excelente qualidade que ano após ano atrai mais pessoas, àquele que já é um dos eventos mais esperados do verão algarvio.

A Praça dos Pescadores, o palco mais emblemático da cidade, prepara-se para acolher uma Mostra de Artesanato, onde é possível a residentes e turistas ver os artesãos a trabalhar ao vivo e adquirir peças genuínas em materiais que vão da marroquinaria, à escultura, pintura em tecidos, bijutaria, acessórios e artes decorativas.

Os produtos da gastronomia regional vão estar representados através da doçaria, queijo, mel e enchidos.

Para animar o programa foram convidados vários grupos da terra que vão cantar e dançar ao som do acordeão música de baile e música tradicional algarvia.

De 23 a 25 a Mostra de Artesanato pode ser visitada entre as 20h00 e as 24h00 e nos dias 26 e 27, das 18h00 às 24h00.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Parabéns CAMPOLARGO!!!

Campolargo, 2011

Na International Wine Challenge o branco Campolargo 2011 conseguiu um prémio de melhor branco o que creio que é a primeira vez para Portugal. Parabéns Campolargo, Parabéns Portugal.

 E ainda por cima na minha região favorita!!!!


                 

  • Produced by Manuel dos Santos Campolargo, Herdeiros
  • From Bairrada, Portugal
  • Made with Cerceal Branco

  • Tasting Notes:
    Peppery, flint and cashew richness seduces on the nose. Complex and serious with restrained oak spice balancing lemon preserve. Fleshy, full, rounded and creamy. Pure focussed acidity which provides a youthful freshness to the end.
  • Alcohol level: 12.5%
  • Wine style: Still
  • Wine colour: White



21 de julho - I Campeonato português de Pizza, no Porto




O I Campeonato Português de Pizza realiza-se no Porto no próximo dia 21 de Julho, reunindo na Praça D. João I representantes de duas dezenas das mais conceituadas casas da especialidade. Antonio Mezzero (Pulcinella, em Matosinhos) é o impulsionador do evento.
O acesso é livre e os interessados poderão assistir à confecção ao vivo das pizzas concorrentes, que serão depois avaliadas por um júri que inclui representantes da organização dos campeonatos europeu e dos dois mundiais. Nomes conceituados como Giorgio Damasio, Augusto Gemelli, Carmine Basile, Leone Copolla, Giovanni, Hélio Loureiro, Pedro Lemos ou Ruy Leão estão convidados para verem e avaliarem as pizzas a concurso em duas categorias: as mais saborosas e as com melhor aparência.
As “hostilidades” abrem pelas 10h30, com a apresentação dos participantes, e meia hora depois os primeiros começarão a ser chamados para mostrarem os seus dotes. Um show de pizza acrobática, com presença confirmada de dois campeões mundiais – Paulino Bucca (três títulos) e Leone Copolla –, antecederá o início da prova e repete-se no final. A partir das 18h, o júri analisará o trabalho dos concorrentes e os resultados serão anunciados pelas 18h30.
O primeiro classificado recebe uma taça, qualificação e inscrição para participar no concurso Mundial de Pizzaiolo, que se realizará em Setembro. O segundo classificado recebe uma taça, qualificação e inscrição para o Campeonato Europeu de Pizza, enquanto o terceiro posto é premiado, igualmente, com uma taça e inscrição no Campeonato Português de Pizza 2015.
As receitas provenientes das inscrições revertem a favor da ala pediátrica do IPO/Porto.
In :  http://www.revistadevinhos.pt/artigos/show.aspx?seccao=noticias&artigo=14469&title=porto-recebe-i-campeonato-portugues-de-pizza&idioma=pt

quinta-feira, 17 de julho de 2014

19/20 de julho - X Festival da Melancia, Ladoeiro, Idanha-a-Nova

Muita música , provas de sumo, compotas e outras iguarias de melancia, feira de produtos regionais, tasquinhas, restaurantes e jogos tradicionais à moda antiga, são algumas das propostas da iniciativa.

http://ladoeiro.blogspot.pt/2014/01/festiva-da-melancia-de-2014-ja-tem.html

Melancia

A freguesia de Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova, recebe no fim de semana de 19 e 20 de julho o X Festival da Melancia, dedicado ao fruto mais fresco da época.Provas de sumo, compotas e outras iguarias de melancia, esculturas do mesmo fruto, feira de produtos regionais, tasquinhas, restaurantes e jogos tradicionais são alguns dos ingredientes do certame, que já se tornou uma referência no panorama nacional.

A partir das 15 horas de sábado (inauguração do festival) e das 11 horas de domingo será possível usufruir das mais variadas propostas de animação musical, cultural e infantil, tudo durante este festival que promove a melancia, contribui para a dinamização da economia local e para a promoção dos produtos regionais.

Como já vai sendo habitual, a organização irá eleger a melancia mais pesada do festival e promover o VIII Concurso de Escultura em Melancia (inscrições: 277 202 900, 277 927 332 e 967 288 683).

Na programação musical, o destaque vai para o glamour e nostalgia dos The LUCKY Duckies, às 22 horas de sábado, e para o espetáculo Cuba Libre, a partir das 21 horas de domingo, com dança e música cubana, desde a salsa ao tcha tcha tcha.Atuam ainda o Grupo de Bombos "Raia dos Sonhos", Tok'Avakalhar, Culturin Ensemble, Rancho Folclórico da ACD Ladoeiro, Grupo de Cantares de Oledo e Rancho Folclórico "As Costureirinhas de Cavernães" e a animação de rua de Marlon Fortes e dos Patati-Patata, entre outros.

O festival é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Ladoeiro, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelo PROVERE Beira Baixa, e co-financiada pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

em: http://www.guiadacidade.pt/pt/art/x-festival-da-melancia-282205-05

sexta-feira, 11 de julho de 2014

11 a 15 de julho - Mostra de produtos locais em Lousada



A partir de dia 11 a Praça das Pocinhas enche-se com o que de melhor se produz em Lousada e prolonga-se até dia 15. A  Mostra de Produtos Locais promete atrair produtores e visitantes a provar as iguarias produzidas no concelho.

A Mostra de Produtos Locais conta já com vários anos de existência, mas sempre renovada na exposição, venda e degustação de artigos tradicionais, captando o interesse de muitos visitantes e curiosos.

A edição de 2014 conta com 23 stands de produtores que são maioritariamente de Lousada. Vão estar representados diversos produtores locais com hortícolas, vinhos, queijos, compotas bolachas, licores, mas também fumeiro, mel, pão com chouriço, azeite biológico entre outros.


As opções vão ser muitas para quem pretenda visitar, degustar e comprar produtos de Lousada.
A inauguração desta Mostra é na sexta-feira, pelas 18h00, na Praça das Pocinhas. No primeiro dia a Mostra encerra às 24h00. No sábado, domingo, segunda e terça-feira a Mostra vai funcionar entre as 20h00 e as 24h00.

12 de julho - Grande prova de sabores



No próximo sábado, dia 12 de Julho, pelas 15h, a SAQSM marcará presença na Central Conserveira Invicta, para uma degustação de produtos Quinta de Santa Maria e Quinta do Tamariz harmonizados com conservas.
 Convidamo-lo desde já a juntar-se a nós para conhecer e deixar-se surpreender por estes excelentes vinhos - e encontrar algumas surpresas!

 Evento: Degustação de produtos SAQSM (Sábado, 12 de Julho de 2014, das 15h às 19h)
Local: Central Conserveira Invicta
Morada: Rua do Bonjardim, 136, Porto
Tlf: +351 222 033 079

O que é que os Vinhos Verdes Quinta do Tamariz e de Santa Maria e as conservas Cego do Maio têm em comum?
 São ambos produtos genuinamente portugueses e podem ser degustados em conjunto amanhã, a partir das 15h na Conserveira Invicta no Porto.
 Os vinhos vêm de Barcelos e foram das primeiras marcas de Vinho Verde. Brancos, rosados e tintos, produzidos a partir das castas regionais, prometem surpreendê-lo.
 As conservas Cego do Maio foram  buscar o nome ao herói poveiro que salvou muitas vidas no mar – “foi reconhecido pelo próprio rei, que lhe deu o colar da Torre e Espada”. E as receitas à tradição gastronómica portuguesa. Entre as 27 variedades, há diferentes confecções de sardinha, anchovas, ovas, bacalhau, carapau, cavala e até atum.

12 de julho - Rota das Tabernas em Aldeia da Justa, em Grândola

A 20.ª edição da Rota das Tabernas segue este sábado, 12 de Julho, para o café Justense, na Aldeia da Justa, em Grândola. 

A Rota das Tabernas encerra na Taberna Verga a Mola no Brejinho D’Água a 19 de Julho.

Bannerotal2014 1 760 1000

Salada de polvo, moelas, lebre com feijão branco e hortaliça e javali em vinha d’alhos são os petiscos alentejanos servidos este sábado no Café Justense.

As iguarias a saborear são acompanhadas por animação nas Tabernas com poetas populares, cante alentejano, fado e música popular.

Todas as tabernas aceitam reservas, que são da exclusiva responsabilidade dos proprietários.

As reservas para o Café Justense devem ser efetuadas através do 269 442 912 ou 963 424 294

Animação nas Tabernas a partir das 20h.

12 de julho - Prova de vinhos SAQSM em Carreira, Barcelos

Sábado, 12 de Julho - Degustação SAQSM
No próximo sábado, dia 12 de Julho, pelas 16h, a SAQSM marcará presença na Central Conserveira Invicta, para uma degustação de produtos Quinta de Santa Maria e Quinta do Tamariz harmonizados com conservas.
Criada em 1926 e localizada em Carreira, Barcelos, a gestão da SAQSM é assegurada pela mesma família há 4 gerações. Com um total de 35 hectares de vinha, os nossos produtos são elaborados exclusivamente a partir de uvas da nossa exploração.
Convidamo-lo desde já a juntar-se a nós para conhecer e deixar-se surpreender por estes excelentes vinhos - e encontrar algumas surpresas!
Evento: Degustação de produtos SAQSM (Sábado, 12 de Julho de 2014, das 16h às 19h)
Morada: Rua do Bonjardim, 136 (rua pedonal do Restaurante "A Regaleira" - ver no Google Maps)
Vinhos da SAQSM distinguidos em Concursos
Em 2014 são já duas as distinções atingidas pelos vinhos da SAQSM:
  • Quinta de Santa Maria Arinto 2013 - distinção "Verde de Honra" no ConcursoMelhores Verdes 2014 da Região dos Vinhos Verdes
  • Quinta do Tamariz Loureiro Escolha 2013 - Medalha de Ouro no ConcursoPortugal Wine Trophy
Ambos marcarão presença na degustação do próximo sábado, por isso não perca esta oportunidade de os conhecer melhor!
QUINTA DE SANTA MARIA
Com 21 hectares de vinha, a Quinta de Santa Maria é uma das propriedades exploradas pela SAQSM.
Os vinhos da Quinta, de uma peculiar frescura e leveza, nascem do amor à terra e de um projecto familiar consistente.
Predominam nas suas vinhas as castas brancas Loureiro, Arinto e Alvarinho, e as tintas Vinhão, Borraçal e Touriga Nacional.
QUINTA DO TAMARIZ
Nos 14 hectares de vinha da Quinta do Tamariz predomina a casta branca Loureiro. 
Os seus vinhos, apenas produzidos com uvas da Quinta, são vinificados com moderna tecnologia, procurando manter sempre a tradição. São ainda produzidos espumantes, e aguardentes velhas envelhecidas em casco de carvalho.
SABIA QUE...
SAQSM utiliza o método deProdução Integrada? Só assim podemos levar até si vinhos de produtor de excelência.
Enquadrada na Rota dos Vinhos Verdes, a Quinta pode ser visitada de 2ª feira a sábado, das 08h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Por marcação, também pode fazer a visita ao Domingo.
Visite-nos, conheça-nos - e encante-se!
Para mais informações sobre a SAQSM, contacte o nosso departamento comercial: 
Isabel Sanches - isabel.sanches@marketsales.biz.
Sociedade Agrícola da Quinta de Santa Maria, SA
Carreira, Barcelos | 4775-058 Carreira BCL | Portugal
Tel. +351 252 960 140 | Fax. +351 252 960 149

12 de julho - Doces de Chocolate no Porto

Chocolate... é CHOCOLATE!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

11 e 12 de julho - Vinho ao Vivo em Belém, Lisboa




Nesta 5ªedição do Festival Europeu do Vinho de Terroir, vamos reunir AO VIVO 40 produtores independentes de vários pasíses europeus que irão dar a descobrir os seus vinhos goliárdicos. Vinhos com tipicidade, feitos com talento, ousadia, exigência e ética. O Vinho ao Vivo ocorre ao ar livre, à beira do Tejo, na esplanada À Margem, em Belém. Haverá concertos de jazz a música clássica e do mundo. Os vinhos provados estarão à venda no local com possibilidade de posterior entrega ao domicílio. Uma festa ímpar em Portugal em prol da diversidade, para provar uma selecção excepcional e única de vinhos de carácter.
O Vinho ao Vivo é uma produção em parceria dos Goliardos e do À Margem. Todos os produtores seleccionados são comercializados/importados pelos Goliardos. A carta de vinhos do A Margem é da responsabilidade dos Goliardos, com aposta numa selecção de qualidade de vinhos de terroir de produtores presentes no Vinho ao Vivo.

19 de julho - Rota das Tabernas no Brejinho d´Água, em Grândola

 A Rota das Tabernas encerra na Taberna Verga a Mola no Brejinho D’Água a 19 de Julho.

Bannerotal2014 1 760 1000

Pratos:

Sopa de Legumes

Arroz de Polvo

Cachola de Porco

Guisado de carne com grãos

Bolo de Bolacha, Arroz Doce e outras

Reservas: 933 133 122

10 a 20 de julho - Super Gastronómicos no Cais do Sodré, Lisboa


O Cais do Sodré (Jardins Móveis, com uma vista privilegiada sobre o Tejo, no final do recuperado Passeio da Ribeira das Naus) é o palco da segunda etapa da temporada 2014 dos festivais “Super Gastronómicos”, que a Super Bock e a EV-Essência do Vinho estão a promover pelo país. De 10 a 20 deste mês de julho, a etapa de Lisboa, com o apoio da autarquia local, vai focar-se na tradição taberneira e dos petiscos tradicionais portugueses, combinando as diferentes propostas com a gama de cervejas Super Bock, muito em particular as cervejas artesanais Super Bock Selecção 1927.
TASCAS NO CAIS apresenta cinco restaurantes que trabalharão os petiscos portugueses pelas mãos de chefes reconhecidos, com degustações que retratam o famoso receituário das tascas e casas mais tradicionais da cidade, havendo ainda lugar a criações mais contemporâneas, que conferem os sempre bem-vindos toques de modernidade e sofisticação a sabores intemporais.
Os restaurantes convidados a participar na estreia de TASCAS NO CAIS são: Can the Can (conceito que tem dado cartas do Terreiro do Paço, focado nas conservas e outras iguarias), Cantina (espaço do LX Factory que aposta no receituário tradicional português), Ramiro (uma das grandes cervejarias da cidade, com uma oferta baseada na excelência dos mariscos e no célebre “prego”), Taberna da Rua das Flores/Flores do Bairro - Bairro Alto Hotel (um mesmo espaço que reúne a Taberna da Rua das Flores e o restaurante do hotel Bairro Alto) e, por fim, Tasca de Três (que combina a criatividade de três chefes bem conhecidos da cena gastronómica nacional: João Sá, Nuno Barros e Nuno Diniz).
Os restaurantes estarão em funcionamento contínuo no evento, no dia inaugural das 18h às 24h; de 11 a 19 de julho, das 12h às 24h; e no dia 20 de julho, das 12h às 16h.
As várias propostas gastronómicas podem ser harmonizadas com as Super Bock de sempre e ainda com a coleção de cervejas artesanais Super Bock Selecção 1927, elaboradas a partir de ingredientes nobres e pensadas para combinar com diferentes sugestões gastronómicas.
Seguindo o conceito dos festivais SUPER GASTRONÓMICOS, TASCAS NO CAIS terá ainda sessões de cozinha ao vivo, estando já confirmadas as participações de Justa Nobre (O Nobre), Marlene Vieira (Avenue), Belmiro de Jesus (Salsa e Coentros), Bertílio Gomes (Chapitô) e Kiko Martins (O Talho).
TASCAS NO CAIS sucede ao MERCADO DO LEITÃO DA BOA VISTA, que decorreu em Leiria até ao próximo dia 6 de julho. Setúbal, Vilamoura, Bragança e Porto também conhecerão, muito em breve, outras etapas dos SUPER GASTRONÓMICOS.
Os detalhes da programação, horários e condições de acesso de cada festival podem ser consultados online, no sítio oficial www.supergastronomicos.com        

10 a 11 de julho - O Polvo da nossa costa, em Caminha




Docapesca convida António Alexandre para interpretar o polvo no Artbeerfest Caminha 2014
Entre os dias 10 e 13 de Julho, Caminha recebe a 2ª edição do Artbeerfest – Festival Internacional de Cervejeiras Artesanais e Mestres Cervejeiros. A organização propõe uma viagem à cultura da cerveja num formato amplo e dinâmico, onde consumidores e visitantes, profissionais, empresas, empreendedores e agentes de inovação contactam e vivenciam o mundo fabuloso desta bebida secular, sempre atual e em constante evolução e revolução.
Com a presença confirmada de mais de 150 referências, a organização complementa os quatro dias de festival com concertos, degustações, brewer shows, harmonizações com gastronomia, provas comentadas, mostra e venda de produtos, oficinas, master classes e labshops de empreendedorismo cervejeiro de todo o mundo.

Indissociável à cerveja está na cultura gastronómica mundial o polvo, que este ano volta a marcar presença através da realização de duas Cooking Classes Docapesca “O Polvo da Nossa Costa” a cargo do Chefe António Alexandre (Chefe Executivo do Restaurante 100 Vícios), que apresentará sugestões contemporâneas de harmonização de polvo com as cervejas Maruja (primeiro projeto de cariz artesanal e local de Caminha com génese no Artbeerfest), e Amphora (considerada pela Ratebeer como a melhor cerveja artesanal portuguesa e que marca presença no top 10 das melhores cervejas artesanais mundiais), sem esquecer as técnicas tradicionais de preparação e confeção.
As Cooking Classes Docapesca “O Polvo da Nossa Costa” serão realizadas nos dias 10 e 11 de Julho pelas 19h00 no Largo do Terreiro, no centro histórico de Caminha, com entrada livre a todos os visitantes do festival.
Integrada no âmbito das campanhas de valorização do pescado nacional esta ação desenvolvida e promovida pela Docapesca – Portos e Lotas S.A. visa transmitir a qualidade superior e única do polvo da costa portuguesa como uma referência incontornável da riqueza da fauna marítima nacional.
Esta ação pretende ainda, por um lado, alertar os consumidores para as qualidades nutricionais no consumo e, por outro, tendo por base a presença de referências internacionais no setor cervejeiro promover internacionalmente o produto e a sua utilização abrindo assim portas à exportação.
Octávio Costa, da OG&Associados (entidade organizadora do Artbeerfest), considera a presença da Docapesca como fundamental na valorização do Artbeerfest Caminha 2014, não só pela óbvia ligação gastronómica entre a cerveja e o polvo, mas também pela valorização do produto como um dos principais elementos da cultura portuguesa.

11 a 13 de julho - Festival de Piratas e Corsários, na marina de Albufeira


Festival decorre entre sexta-feira e domingo
O Festival Piratas e Corsários é um evento histórico e cultural inspirado nos séculos XVII e XVIII, que vai
 decorrer no próximo fim de semana, entre dias 11 e 13 de julho, na Marina de Albufeira. 

Trata-se de uma iniciativa do Passado Vivo, Marina de Albufeira e Associação de Proprietários da Marina de 
Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Entidade Regional de Turismo do Algarve. 

Rábulas teatrais e artes circenses, recriação histórica, atividades para crianças, oficinas temáticas, música e danças 
históricas e até um espetáculo equestre são algumas das atividades que pode encontrar no acampamento histórico. 

O assalto pirata, que decorre no sábado e no domingo, às 22:00 horas, é o ponto alto mas o festival conta também 
com um mercado de época, com mestres artífices a trabalhar ao vivo e ainda uma taberna com ceias históricas

Durante os três dias, o festival decorrerá das 18:00 às 24:00.

18 a 20 de julho - Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural, em Tavira




Este certame expõe Caça e Pesca, mas também Artesanato, Produtos da Terra, Máquinas Agrícolas, Gastronomia, Fauna Viva (javali, veado, perdiz, coelho, lebre, etc.).

17 a 20 de julho - Festival do Pão, em Mafra




O afamado pão de Mafra é o ingrediente principal de uma ementa diversificada. Durante sete dias, de 11 a 13 de Julho e de 17 a 20 de Julho, a Câmara Municipal de Mafra organiza um festival que junta a gastronomia (pão, doçaria regional e tasquinhas) aos produtos locais: feira saloia, artesanato, música e dança, animação infantil. Tradição e lazer no magnífico cenário do Jardim do Cerco, com vista para o Palácio-Convento de Mafra.

A abertura oficial do Festival realiza-se no dia 11 de Julho, às 18 horas.

Sobre o Pão de Mafra:
O fabrico do pão de Mafra, inicialmente conhecido pela designação mais vasta de pão saloio, permaneceu uma actividade essencialmente doméstica e artesanal que, durante séculos, marcou os ritmos de um ciclo agrícola mais complexo e demorado.
Na actualidade, a sua produção representa uma das mais importantes actividades industriais do município, com os principais polos de produção centrados nas zonas do Barril, Carvalhal e Encarnação.
Produto de excelência, distingue-se pelas suas singularidades, quer ao nível do processo de produção (elevado tempo de amassadura, tempo de fermentação muito curto e reduzido teor de levedura), quer ao nível do produto (pão com "buracos", mais adocicado e saboroso, com textura própria, macia e de baixo teor de acidez).
Característico da região, o pão de Mafra encontra-se em fase final de processo de certificação como produto de denominação de origem protegida.

Sobre o Jardim do Cerco:
Localizado entre a Tapada de Mafra, a maior zona natural murada a nível nacional e o Palácio Nacional de Mafra, o monumento ex-libris do Concelho, actualmente Candidato a a Património Mundial da UNESCO, este jardim o reflexo de uma perfeita articulação entre os valores arquitectónico e ecológico.
Este certame articula-se com a Semana Equestre Militar da Escola das Armas, que constitui um dos expoentes da histórica ligação entre o Concelho de Mafra e o Exército Português.

Programa detalhado na ligação: http://www.cm-mafra.pt/files/Folheto_FP.pdf


12 de julho a 3 de agosto - Tasquinhas em Sines

17 tasquinhas e muita animação!

Pormenores na ligação:

http://www.sines.pt/PT/Viver/Cultura/tasquinhasines2014/Paginas/default.aspx

Tasquinhas Sines 2014

quarta-feira, 9 de julho de 2014

11 a 13 de julho - Festival do Maranho na Sertã

De 11 a 13 de julho, o Maranho vai estar em destaque em mais um Festival de Gastronomia na Alameda da Carvalha, na Sertã. Restaurantes, tasquinhas, música, mega aula de Zumba, workshops, Maratona de Leitura e o concerto com Mafalda Arnauth no dia 12, são os principais ingredientes deste festival onde o Maranho é Rei.



Para quem não puder lá ir:

Ingredientes:
Bucho de borrego ou carneiro, carne de borrego,  presunto, chouriço magro, toucinho entremeado, arroz, hortelã, azeite, sal, limão, pimenta e vinho branco.
Modo de confecionar:
  • Escolhe-se um bucho grande, lava-se impecavelmente em várias águas, quentes e frias, raspa-se com uma faca e esfrega-se com sumo de limão.
  • Corta-se aos bocados, que se cosem com agulha e linha, dando-lhes a forma de sacos.
  • Cortam-se em bocadinhos a carne, o presunto e o chouriço. Juntam-se ainda o vinho branco, o azeite, o arroz lavado cru e a hortelã finamente picada.
  • Mistura-se tudo, espera-se para tomar o gosto e depois deita-se o preparado nos sacos, sem os encher muito (para permitir a dilatação do arroz).
  • Fecha-se a abertura dos sacos, cosendo-os com agulha e linha. Introduzem-se os maranhos em água abundante a ferver e temperada com sal e deixam-se cozer.
  • Verifica-se a cozedura dos maranhos espetando-se com um garfo. Regra geral, os maranhos cozem em 1 hora e 15 minutos, aproximadamente.

10 a 13 de julho - ArtBEERFest, Festa da Cerveja Artesanal, em Caminha

ArtBeerFest arranca quinta-feira

Arranca quinta-feira, dia 10 de julho, o ArtBeerFest, o festival de cervejas artesanais e mestres cervejeiros. Até domingo, o centro histórico de Caminha vai ser o ponto de encontro dos maiores produtores de cerveja artesanal, dos apreciadores do produto ou simplesmente de curiosos atraídos pela vontade de provarem novos sabores. Vinte e nove produtores artesanais, entre os quais um do concelho de Caminha; presença de Steve Huxley, o "druida" cervejeiro de Liverpool; ABTTalks - conferências cervejeiras; showcookings e animação, com três bandas de rua e vários DJ'S, dão o mote para que esta 2ª edição se torne "o evento cervejeiro português".

A organização acredita que esta edição vai superar as expetativas e avança que houve uma aposta clara na valorização da marca ArtBeerFest, nomeadamente através da presença da marca nascida em Caminha em festivais internacionais como é o caso do Barcelona Beer Festival. Para além disso, este ano o ArtBeerfest já se realizou em Vigo, agora chega a Caminha, a vila que o "viu nascer", e em setembro desloca-se para Lisboa. Ainda no que respeita à internacionalização, nos dias 23 e 24 de agosto, Caminha e o ArtBeerFest marcarão presença no Asturies Summer Beer Festival, na cidade espanhola de Gijón.

Esta edição do ArtBeerFest reúne todas as condições para se tornar "o evento cervejeiro português": a presença de um número elevado de produtores e uma programação variada e de qualidade.
No que respeita aos produtores, esta edição conta com a presença de 29 produtores, oriundos de Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Estados Unidos. É de realçar que uma das cervejas, a "Maruja", é do concelho de Caminha. Para além da panóplia de marcas de cervejas, a gastronomia também estará em destaque nos vários restaurantes presentes e nos vários showcookings.

O programa é também variado e convidativo. De facto, as cervejas serão acompanhadas por uma programação de qualidade, com destaque para as conversas com Steve Huxley "introdução ao mundo da boa cerveja" e para o ABTTalks - Conferências cervejeiras, onde participam júris mundiais dos concursos cervejeiros.
Nesta edição vai ser possível assistir ao início de uma produção caseira ao vivo com Steve Huxley e um produtor do concelho de Caminha, José Luís Verde. Salienta-se ainda a "prova profissional de Cervejas artesanais", escolha de Steve Huxley. Esta prova é limitada a 20 pessoas, pelo que os interessados deverão proceder à respetiva inscrição.

A animação também está garantida com as bandas de rua e os DJ'S que animarão esta edição do ArtBeerFest.
O ArtBeerFest é organizado pela OG&Associados e tem como promotores a Câmara Municipal de Caminha e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.

Vinhos Moscatéis premiados internacionalmente

O Moscatel Roxo 2002, da Bacalhôa Vinhos de Portugal, foi eleito um dos 10 Melhores Moscatéis do Mundo, segundo eleição do júri internacional do concurso francês Muscat du Monde. O top mundial resulta das 10 melhores classificações dos moscatéis que receberam medalha de ouro.
Mas da 14.ª edição do Muscat du Monde, saíram vencedores mais três vinhos portugueses: o Moscatel de Setúbal, da Venâncio da Costa Lima, e o Moscatel de Setúbal Superior da Bacalhôa Vinhos de Portugal, ambos com medalha de ouro, e o Moscatel de Setúbal da Xavier Santana, com uma medalha de prata.

Portugal torna-se assim no terceiro país com mais medalhas de ouro no concurso que decorreu de 2 e 3 de julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade, França. O júri, composto por 55 provadores internacionais, avaliou 208 moscatéis de 23 países, de onde resultaram 72 medalhas, 25 de ouro e 47 de prata.
Portugal conquistou três de ouro e todas elas para Moscatéis de Setúbal, um número apenas superado pela Espanha e França, com 4 e 5 medalhas respectivamente. A seguir, na lista de ouro, vem Austrália, Brasil, África do Sul, Itália, Bulgária, Roménia, Suíça e Estados Unidos.


"Desde a primeira edição do Muscats du Monde, em 2001, que os vinhos DO Setúbal têm vindo a granjear as melhores classificações, um motivo de orgulho que torna os Moscatéis de Setúbal numa bandeira para Portugal e para a região", elogia Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, entidade responsável pela certificação dos vinhos DO Setúbal (Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal).

em: http://www.dinheirovivo.pt/Faz/interior.aspx?content_id=4015758&page=-1

Vinhos premiados no Canadá


Os vinhos portugueses continuam a fazer boa figura, na Sélections Mondiales des Vins, no Canadá, foram premiados vários. O destaque vai para o vinho do Porto Dalva, da colheita de 1985, de C.da Silva Vinhos, SA., que conquistou uma medalha Grand Gold.
Mas as medalhas abrangeram vinhos provenientes não só do Porto. Entre os premiados estão também vinhos de muitas das nossas regiões vinícolas que conquistaram 26 medalhas de ouro e 54 de prata num concurso em que estiveram 1738 vinhos à prova.





11 a 13 de julho - Feira Terras do Lince, em Penamacor

Mais informação na ligação:
http://www.cm-penamacor.pt/terrasdolince/02.html






terça-feira, 8 de julho de 2014

11 a 13 de julho - 8º Festival do Caranguejo, em Companheira, Portimão


Cartaz Caranguejo 2

A Companheira vai receber a 8.ª edição do Festival do Caranguejo, nos dias 11, 12 e 13 de julho, uma organização do Centro Social Desportivo e Cultural da Aldeia da Companheira. Entre outros petiscos tradicionais, o caranguejo cozido será o prato forte deste certame.
A música e a animação também vão marcar presença na «Aldeia dos Caranguejos», com o seguinte programa: dia 11 – Walter Cabrita e Tiago Marreiros; dia 10 – Isabel Frade & Ginga Show e João Paulo Cavaco; dia 13 – Vera Lúcia e Bruno Miguel.
O bilhete de entrada para esta manifestação popular – que conta com o apoio da câmara , cujas portas abrem todos os dias às 19:00 horas, custa 2,5 euros para sócios e 4,00 euros para não sócios com oferta de uma imperial ou um refrigerante.

de 10 a 27 de julho - Festival do caracol saloio, em Loures

O Festival do Caracol Saloio vai decorrer de 10 a 27 de julho, junto ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Já é uma tradição e um ponto de passagem obrigatório para todos os amantes de caracóis. O evento irá contar com a presença de dez tasquinhas, acompanhadas de muita animação musical, nas quais poderá apreciar iguarias tão variadas como Feijoada de Caracoleta, Rissóis de Caracol, Caracoletas à Bulhão Pato, Pataniscas de Caracol, Ovos Mexidos com Caracoleta e Farinheira, entre muitos outros pratos criativos.
Artesanato e animação infantil são outras das atrações deste festival que decorre de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e aos fins-de-semana, das 16h00 às 24h00.

Para aumentar a nossa cultura geral informa-se que os caracóis pertencem à Classe Gastropoda (estomâgo junto ao pé), Ordem Pulmonata (respiram por pulmões) e Subordem Stylommatophora (respiram na atmosfera).
Festival do Caracol Saloio

segunda-feira, 7 de julho de 2014

10 a 13 de julho - Tasquinhas no Jardim das Rosas, em Torres Novas


Quinta 10 Julho
19h – Clarinetíssimo
22h30 – Pedro Dyonysyo & Amigos

Sexta 11 Julho
23h00-  Prova de Fogo

Sábado 12 Julho
10h30 às 19:00 – FIT MOVE (+Info www.turrisespacos.pt)
17h – XXXI Sarau de Ginástica da Zona Alta . Palácio dos Desportos
23h -  In-the-cisos

Domingo 13 Julho
17h - Orquestra Académica do Médio Tejo . Teatro Virgínia  | Entrada Gratuita 
18h30 – Encontro de Bandas Filarmónicas

10 a 13 de julho - Festival de Verão vinhos e sabores, em Tavira

Festival de Vinhos e Sabores Tavira 2014

Este é o primeiro evento realizado pela Revista de Vinhos no Algarve e destina-se a turistas nacionais e estrangeiros com o objectivo de promover os vinhos e sabores não só da região do Algarve como de todo o país.

Durante o Festival, o visitante poderá provar os vinhos e os sabores nos diversos stands e comprar os produtos do seu agrado.

Haverá animação ao longo dos dias, com música, intervenções de rua, e provas especiais de vinhos comentadas por especialistas da Revista de Vinhos.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e da Região de Turismo do Algarve.

Local: Jardim do Coreto, junto ao antigo Mercado do Peixe.
Datas: 10 a 13 de Julho
Horário: 18h00 – 24h00
Acesso Livre ao recinto do Festival
Para degustação dos produtos nos stands terá que adquirir uma pulseira de prova no valor de 5 euros, com oferta de copo adequado.

domingo, 6 de julho de 2014

11 a 13 de julho - Portimão Wine Tasting, em Portimão


Cpia de BANNER VIVAPORTIMAO PORTIMO WINE TASTING-01-01

Nos dias 11, 12 e 13 de julho, a Fortaleza de Santa Catarina na Praia da Rocha vai receber o Portimão Wine Tasting. Uma iniciativa dedicada a todos os amantes do vinho e que irá contar com a presença dos três produtores de Portimão: Quinta da Penina, Quinta Morgado da Torre e Herdade dos Pimentéis.
Horário: dias 11 e 12 - 19h00 às 24h00 / dia 13 - 20h00 às 24h00
Entrada livre. Aquisição de copo para provas.
Org.: Associação Turismo de Portimão
Apoio: Município de Portimão

16 a 20 de julho - Mostra do Doce conventual, em Lagoa

Os doces algarvios não precisam de apresentação, mas alguma informação ajuda sempre:

Os claustros do convento de São José, em Lagoa, acolhem, anualmente, na 3ª semana de julho, a Mostra do Doce Conventual. 
A iniciativa proporciona a prova de bolos, doces, compotas, mel, ou bebidas clássicas como a aguardente de medronho, em ambiente conventual, fielmente recriado. 
A mostra conta igualmente com espectáculos e momentos de animação, entretenimento e cultura, todos os dias.
 
Entrada Gratuita - Abertura do recinto 18:00h 
Espectáculos 22:30h - M/6