sábado, 21 de fevereiro de 2015

Receita "O bucho doce" de Melgaço



O bucho doce
Ingredientes: 2 Peças de pão duro; 250 gr de açúcar; 12 ovos; 3 colheres de farinha; 150 ml de leite; 1 pacote de açafrão; Canela q.b; Sumo de meio limão; 1 pitada de sal.

Modo de preparação: Partir o pão em bocados pequeninos. Noutro recipiente juntar os ovos e o açúcar e mexer bem. Adicionar o açafrão (para dar cor), o sumo de limão, a canela, a farinha e o sal. Colocar o leite aquecido por cima do pão. Juntar o pão à massa e mexer muito. Colocar o bucho dentro de um saco plástico e este dentro de um saco de pano. Fechar bem o saco e levar a cozer durante pelo menos 2H00/2H30.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

14 de fevereiro a 8 de março - 16º Mostra da Lampreia, em Tomar

XVI Mostra da Lampreia


14 Fevereiro a 8 Março 2015 (fins de semana) nos restaurantes e pastelarias aderentes

Leite Creme, receita de Ponte de Lima

Leite Creme

2 Litros de leite; 8 Colheres de sopa de farinha (tipo branca de neve); 12 Colheres de açúcar; 6 Gemas de ovos. Juntar tudo em frio e mexer. Colocar ao lume a ferver, durante cerca de 10 minutos, em lume brando. Depois colocar em travessas e cobrir com açúcar e queimar, ou com canela. (Receita de Cândida Castelo Branco)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

até 22 de fevereiro - Comidas d'Azeite, em Marvão



O Município de Marvão organiza a 10ª edição das “Comidas d`Azeite”, com uma quinzena inteiramente dedicada aos comeres do Lagar, sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”. De 7 a 22 de fevereiro, as ementas dos treze restaurantes aderentes do concelho vão apresentar pratos tradicionalmente confecionados com azeite. 
Com a realização deste evento, a autarquia pretende homenagear os produtores de azeite do concelho e, sobretudo, dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia.
O arranque das “Comidas d’ Azeite” está agendado para as 15h30, do dia 7 de fevereiro (sábado), no Lagar António Picado Nunes (Galegos), com a apresentação da Quinzena Gastronómica e do projeto do futuro Museu/Lagar Melara Picado Nunes.
Nesta inauguração oficial do evento vão ser também entregues, aos alunos do Agrupamento de Escolas de Marvão, os diplomas/prémios de participação, relativos ao desafio “Cria o teu rótulo de azeite Castelo de Marvão”, promovido pela Casa Agrícola António Picado Nunes. A tarde termina com uma degustação de produtos regionais.
Já no domingo, dia 8, o Município de Marvão promove um Mercado de Produtos Locais (11h) e o tradicional almoço convívio (13h), no Porto da Espada, servido com a colaboração da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”. A animação fica a cargo do grupo de música popular “Chumbo Torto”.
Da ementa fazem parte, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, e a tiborna do Lagar.
Entre 7 e 22 de fevereiro, o azeite é rei e senhor, nos treze restaurantes aderentes do concelho. Nas suas ementas poderá encontrar a açorda à alentejana com alho, coentros e azeite, o lombo de bacalhau em azeite e alho, espargos selvagens e miolo de camarão, o bacalhau com todos, regado com azeite do Lagar, a galinha do campo tostada em azeite, as migas de pão ou batata com carne de montado frita em azeite, ou a tiborna com azeite e laranja.
Fica o convite. Venha até Marvão saborear as Comidas d’Azeite. 
Veja aqui quais os restaurantes aderentes e respetivas ementas:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Fevereiro - Mês das Migas, em Mora



Durante o mês de Fevereiro os restaurantes aderentes vão ter disponível nos seus cardápios os mais variados tipos de deliciosas migas, tais como as de pão, batata, espargos ou coentros.Com esta iniciativa, a autarquia tem como objectivo a projecção do Concelho de Mora, tornando-o numa referência através da aposta no bem-fazer e bem receber, neste caso a gastronomia. O Mês das Migas é, dessa forma, uma aposta ganha na valorização gastronómica, que em tudo contribui para o desenvolvimento económico, turístico e cultural.
A Autarquia convida, uma vez mais, a população e forasteiros a visitarem-nos durante o mês de Fevereiro e a apreciar um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia alentejana, as migas.​

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Receita de cabrito, de Melgaço



O cabrito
Na véspera, esfola-se o cabrito, retiram-se os miúdos e lava-se. Esmagam-se os dentes de alho e junta-se a cebola picada, o vinagre, o sal grosso, o colorau e a pimenta. Esfrega-se o cabrito com esta papa e deixa-se ficar assim até ao dia seguinte. No dia de se assar, golpeia-se o cabrito e introduzem-se nesses golpes tiras de toucinho. Atam-se as patas da frente às de trás e barra-se com a banha. Põe-se o cabrito sobre uma grelha de paus de loureiro armada na boca do alguidar do arroz e leva-se a assar no forno. Deixa-se assar o cabrito, primeiro de um lado durante 1 hora, e depois do outro lado durante o mesmo tempo.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

14 a 17 de fevereiro - Festival de Papas de Sarrabulho, em Amares


Papas de Sarrabulho e Carnaval são a aposta do Município Amares para o fim de semana 

de 14 a 17 de Fevereiro. As papas, o vinho verde e os doces confecionados à base da 

laranja de Amares prometem fazer as delícias dos milhares de visitantes esperados na EB 

e 3 de Amares, naquela que é já a 13ª edição do Festival de Papas de Sarrabulho.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

14 e 15 de fevereiro - Workshop sobre o Porco Alentejano na Herdade do Esporão

Workshop Gastronómico sobre o Porco Alentejano:

11:00H Welcome coffee com petit fours.

11:15H Workshop culinário e introdução à importância histórica do animal na cultura e tradições locais. Oferta de gift (azeite biológico, mini terrina de cabeça de xara, gomas de vinho, receita e diploma, Late Harvest)

12:45H Visita às caves e flute de espumante no Restaurante

13:45H Almoço com menu “Montanheira”

Visita aos Porcos da Herdade do Esporão no Campo
Preço por pessoa: 90€ (inclui almoço com menu Montanheira e visita às caves)
Nota: cada workshop é limitado a 14 participantes

13 a 17 de fevereiro - Roteiros Gastronómicos no Sabugal


roteiro gastronomico

EM TEMPO DE CARNAVAL
VENHA AO SABUGAL
VISITAR VÁRIOS RESTAURANTES DE REFERÊNCIA
ROTEIROS GASTRONÓMICOS,
DE 13 A 17 DE FEVEREIRO
UMA EDIÇÃO QUE DESTACA O CABRITO E O BORREGO
PROVE A EXCELÊNCIA DA COZINHA RAIANA
VISITE O PATRIMÓNIO
E DIVIRTA-SE NAS VÁRIAS INICIATIVAS PROGRAMADAS

Mais informação na ligação abaixo:
http://www.cm-sabugal.pt/index.php/noticias/553-8-edicao-dos-roteiros-gastronomicos

13 a 16 de fevereiro - XIX Festa da Orelheira e do Fumeiro, em Cabeceiras de Basto

Image

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

13 a 15 de fevereiro - FDS Gastronómico em Melgaço


O Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. promove a realização dos fins-de-semana gastronómicos, um importante evento enogastronómico que resulta de uma conjugação de sinergias institucionais e culturais entre a ERTPN e os Municípios aderentes, com o objectivo comum de consolidar o produto “Gastronomia e Vinhos” como uma realidade da região.

Associando-se a esta iniciativa o Município promove, entre os dias 13 e 15 de Fevereiro de 2015, mais um fim-de-semana gastronómico, dedicado à degustação do cabrito do monte assado no forno e do Bucho doce.

Aproveite este fim-de-semana, que coincide com o Carnaval, para se deliciar com a gastronomia tradicional do concelho, servida em 14 restaurantes aderentes (na ligação abaixo), e participe no programa de animação que preparamos para si!

http://www.cm-melgaco.pt/portal/page/melgaco/portal_municipal/Turismo/turismo_gastronomia/turismo_gastronomia_fdsgastronomico/2015_R_AderentesFSG.pdf

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Fevereiro e março - Lampreia, aos fds em Melgaço



Os fins-de-semana de Fevereiro e Março dão dedicados, em Melgaço, à degustação da Lampreia do Rio Minho, um ex-líbris da gastronomia local para degustar num dos doze restaurantes aderentes à iniciativa “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”.

Para além de saborear a Lampreia – com arroz, à bordalesa, frita ou assada – acompanhada por um magnífico vinho ou espumante Alvarinho, os participantes nesta iniciativa têm ainda ao seu dispor um variado programa de animação, com opções entre a prática de actividades de turismo natureza ou aventura, como o eco-rafting “Navegar com as lampreias” ou a caminhada “No trilho da lampreia”, de gastronomia e vinhos, com visitas e provas nas adegas aderentes à Rota do Alvarinho, de saúde e bem-estar e de âmbito cultural, com visitas aos espaços museológicos integrados na Rede Melgaço Museus – Torre de Menagem, Museu de Cinema, Núcleo de Castro Laboreiro e Espaço Memória e Fronteira.

A iniciativa “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência” é promovida pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho e pelos municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Turismo do Porto e Norte E.R.

até 15 de fevereiro - Quinzena Gastronómica, em Famalicão



    Um vinho verde tinto tradicionalmente minhoto e francamente carrascão é o melhor para acompanhar os Rojões com Papas de Sarrabulho, especialidade da casa, no restaurante “Sara, Cozinha Regional”, em Famalicão. “O vinho verde tinto ajuda a dissolver a gordura dos Rojões”, a dica é do mordomo-mor da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Leite Gomes, e as populares tigelas dispostas em cima da mesa já pintadas do vermelho tinto significa que o restaurante já está a ganhar pontos. Leite Gomes é também o presidente do júri da Quinzena Gastronómica de Vila Nova de Famalicão, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que está a decorrer até ao dia 15 deste mês e que reúne oito restaurantes do concelho a concurso. Em cima da mesa estão o Bacalhau à Lagareiro, os Rojões com Papas de Sarrabulho e a Costela Mendinha Assada no Forno.

    O restaurante onde o cineasta Manoel de Oliveira gosta de comer, sempre que visita Famalicão, foi o escolhido pelo júri, nesta quarta-feira – dia de feira na cidade – e em avaliação esteve não só a qualidade da comida, mas também os acompanhamentos, a apresentação, e até a forma como os empregados a servem. Aqui não é mais olhos que barriga, é tanto olhos como barriga, como se depreende das palavras de Leite Gomes.

    “Há regras para colocar a comida na mesa e até para servir o café”, refere o presidente do júri, que vai tirando notas à medida que o almoço é servido. Desde há 13 anos, que Leite Gomes é o presidente do júri da Quinzena Gastronómica,“uma responsabilidade enorme”, assume, mas também “uma experiência gratificante”. “É muito bom ver os restaurantes a evoluir, em termos de qualidade”, acrescenta, salientando que hoje “existem restaurantes em Famalicão que estão acima da qualidade, são restaurantes de excelência”.

    Também o vereador do Turismo é da mesma opinião referindo que “as edições têm-se superado umas às outras”. “Aos poucos temos introduzido algumas mudanças, sempre com a preocupação de melhorar a qualidade do evento”, refere, explicando que este ano “o júri é sempre acompanhado por um dos donos de outros restaurantes participantes, seguindo a lógica da partilha de experiências”.

    O restaurante Sara, Cozinha Tradicional não é novato na Quinzena Gastronómica, aliás pelas paredes do espaço não faltam galardões alusivos a prémios atribuídos nas edições anteriores.

    Para além deste, participam na iniciativa os restaurantes Moutados de Baixo, Churrasqueira do António, o Churrascão Sousa, o Prato Restaurante, a Casa de Pasto "O Tosco", “O Val” e “A Malcriada”.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

11 de fevereiro - Às quartas na Oficina, em Lisboa


“Às Quartas na Oficina” é uma série de degustações e provas seleccionadas de produtos únicos, a par com a visita de Chefs e Barmans que vão animar o espaço, impreterivelmente às quartas-feiras, entre as 18h e as 20h.
Para o mês de Fevereiro: ChillBar convida barman para cocktails de vinhos e espumante, dia 11; 
Chef Miguel Rodrigues (Delicias de Goa) apresenta sandes de sarapatel, dia 18; 
e o Chef Eddys dá a provar sushi alentejano, dia 25. 
Nata de Maçã, Marmelada Branca de Odivelas e Carapau Seco são outros produtos na lista de degustações.
Esta iniciativa da OV conta com a participação da dupla Nuno Nobre & Associados e da Pressinform – Comunicação e Relações Públicas e desenrola-se nos 50 metros quadrados de loja onde repousam quatro grandes reservatórios de inox e oito de menor dimensão com vinhos de várias regiões do país, onde os clientes podem provar, escolher o vinho que mais gostam, engarrafar/colocar a rolha.
A Oficina do Vinho promete ao longo do ano mais eventos gastronómicos e de degustação para animar o bairro de Campo de Ourique como adega que é, num espaço acolhedor onde o cliente “é que manda”.
Oficina do Vinho – Rua Correia Teles., nº22-A em Campo de Ourique 
Telefone: 21 594 4155
Horário: 2ª a 6ª – 11h00/ 20h00 ; sábados 09h30/ 19h00.
Pressinform @ 27-1-2015 15:22:17

sábado, 7 de fevereiro de 2015

até 8 de fevereiro - 7ª Feira da Caça, pesca e desenvolvimento rural, em Vilar Formoso

7ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural

7ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural 

A Câmara Municipal de Almeida organiza a 7ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, que terá lugar de 06 a 08 de fevereiro /2015 no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso.

O evento decorrerá em ambiente de feira, durante três dias, onde terá expressividade as seguintes áreas de exposição:
1) Interior do Pavilhão Multiusos: Expo Termal e Bem-Estar, Expo Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural e Expo Tasquinhas sob o lema “Caça e Pesca no prato, com Animação.
2) Área envolvente do Pavilhão Multiusos: Expo Florestal (Mostra de Espécies Autóctones e Cinegéticas) Expo Radical e Infantil (Touro Mecânico, Parede Escalada, Rappel e Insuflável) Expo Canina (Cão de Caça e Cão da Serra da Estrela” e Expo Agropecuária (Maquinaria, Gado bovino, Ovino, Caprino Asinino, ente outros).
A Área global do certame será abrangida pela animação contínua com grupos de expressão musical tradicional, noites temáticas com espetáculos de diversos géneros musicais com identidade portuguesa e muita animação interativa com o público com encenação teatral de rua.
Destaque para os espetáculos, dia 06 (sexta feira) com o artista “Augusto Canário e amigos”, dia 07 (sábado) para o Fado e “Sons do Minho” e dia 08 (domingo) na variante popular do folclore.
E porque, também, fazemos deste evento uma vertente atual, especialmente dirigido a todos os profissionais e possíveis investidores do setor agrícola, terá lugar, sexta-feira 06, pelas 14h30, o colóquio subordinado ao tema “Esclarecimento aos agricultores- Política Agrícola Comum 2014-2020”.
Paralelamente, serão muitas e variadas as atividades que contemplam o programa do evento tais como:
Montaria ao Javali, Largada de Perdizes, Demonstração de Falcoaria, Pesca à Truta “Demonstração ao Vivo”, Tiro com Arco e Besta, entre outras.
Um evento da Câmara Municipal de Almeida co-financiado por Territórios do Côa, Vale do Côa, PROVER, Mais Centro QREN e União Europeia.

Pudim de Laranja, receita de Amares


Pudim de Laranja

Ingredientes: 400g de açúcar, 8 ovos, 1 chávena (de chá) de sumo de laranja de Amares.
1º Bata os ovos inteiros, junte o açúcar e continue a bater um pouco. 
2º Junte o sumo de laranja e mexa bem. 
3º Coza em banho-maria numa forma previamente caramelizada.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Papas de Sarrabulho, receita de Amares

Papas de Sarrabulho

1º – Cozer a carne de vaca, galinha velha, osso da suã, presunto e cravinhos, uma cenoura pequena, cebola (pequena), louro, salsa e sal. 
2º depois retirar as carnes e desfiá-las. 
3º logo que possa, coar o caldo e juntar pão de trigo cortado à mão, em pedacinhos. 
4º mexer bem até ficar coma consistência de sopa forte. 
5º juntar sangue de porco cozido, esfarelado previamente num “passe-vite” e temperar com cominhos, sumo de limão e pimenta. 
As quantidades ficam ao critério de cada um, uma vez que nem todo o pão é igual. Deve ficar um caldo saboroso.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

6 a 8 de fevereiro - FDS Gastronómico em Amares


O Fim de Semana Gastronómico de Amares decorre entre os dias 6 e 8 de Fevereiro, ou seja, no fim de semana que antecede o Festival das Papas de Sarrabulho. Visa, por um lado, dinamizar as atividades económicas, promover o seu património gastronómico, turístico e cultural e, por outro lado, contribuir para a preservação e valorização de um prato típico da região, feito à base de carnes de porco e pão de trigo. As papas, confecionadas apenas no Inverno, por altura da matança do porco, são servidas como sopa, acompanhadas por rojões à moda do Minho, que respeitando o receituário, fazem desta especialidade um “ex-libris” da gastronomia tradicional. Pretende-se com este evento preservar uma herança cultural deixada pelos nossos antepassados, valorizando um prato típico minhoto, devendo os apreciadores da boa gastronomia percorrer o concelho de Amares, durante a época fria, para saborearem a riqueza e variedade gastronómica, proveniente da carne de porco.


Animação
O programa de animação do Fim de Semana Gastronómico de Amares assenta, essencialmente, na oferta de Música Tradicional / Popular Portuguesa, representativa do nosso concelho.
A complementar este programa de animação, o concelho de Amares coloca à disposição do visitante, na “Galeria de Artes e Ofícios”, localizada na Praça do Comércio – Ferreiros, uma exposição de Artesanato emblemático do concelho, onde o visitante, poderá observar os artesãos a trabalharem “ao vivo” as suas artes.
Visita ao Museu do Santuário da Nª Sr.ª da Abadia (Bouro Santa Maria) – visita sujeita a marcação prévia
Contactos: Real Confraria de Nossa Senhora da Abadia – Tel. +351 253371197 / 253377994
Restaurantes:
Nome do EstabelecimentoEndereçoTelefone
A RivalRua Marques Rêgo, nº 2253 993247
CariasRua da Igreja, nº 5- Grova253 377854
CorreiaTravessa da Quintã, nº36253 361 278
MinhotaRua de Cavaleiros, nº 9253992578
O BesteirenseRua do Carvalho, nº 80253 992580
O CruzeiroLugar do Terreiro253371115
TroiaRua 25 de Abril, nº 27253993240

6 a 8 de fevereiro - FDS Gastronómico - VII Feira do Porco e as delícias do Sarrabulho, em Ponte de Lima



Em Ponte de Lima a gastronomia, suculenta e saborosa, tem o seu ex-líbris no Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco – um prato rico em sabores e tradição. O porco é uma das principais bases da cozinha limiana – desde a “perna de porco à Clara Penha” às belouras, do chouriço de verde às farinhotas. Ainda há bem pouco tempo a tradicional matança do porco constituía sempre motivo para se juntar família e amigos à volta da mesa. A lampreia do Rio Lima também é muito apreciada. Disponível desde o início de cada ano até ao final da Primavera, esta iguaria pode ser cozinhada de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordalesa. Uma palavra de realce para o Bacalhau de Cebolada, prato tradicional estimado a nível popular e ainda muito procurado. Os mais gulosos não podem deixar de saborear o Leite-Creme queimado pela férrea – um ferro em brasa com o qual se queima açúcar espalhado à superfície do creme. Localizada na zona dos afamados vinhos verdes, Ponte de Lima é conhecida como a capital do Loureiro, uma nobre casta responsável pela afirmação dos Vinhos Verdes brancos nas últimas décadas, destacando-se igualmente com o tinto vinhão. Refrescantes e frutados, os vinhos de Ponte de Lima devem ser apreciados devidamente (o branco muito fresco), combinando divinalmente com os pratos e a doçaria tradicionais limianas.


Animação
Durante o Fim de Semana decorrerão atuações de Grupos de Folclore e Grupos de Música Popular
Verifique o desconto de 10% no jantar de 6ª-feira ou a Oferta da sobremesa nos restaurantes aderentes
Restaurantes:
Nome do EstabelecimentoEndereçoTelefone
AçudeLugar de S: Gonçalo  – Arcozelo258944158
Adega do AdãoLugar da Seixosa – Ribeira258742509
BrasãoRua Formosa, nº1258941890
Carne no EspetoAv. Do Brasil, nº 370258753244
CarvalheiraRua do Eido Velho, nº 73 – Fornelos258742316
Casa das CheiasPasseio 25 de Abril, nº 1258741092
Casa do ProvedorRua da Porta Nova, nº 22258944087
CedroRua da Paradela da Seara, nº 567 – Seara258942155
Celeiro da VilaLargo Dr. António Magalhães, nº 12258943073
Celeiro IRua da Aldeia, nº 61 – Bertiandos258942815
ConfradeMercado Municipal, Loja 1258753609
Convento da GulaRua do Rosário, nº 2258749055
Cozinha VelhaCaminho da Oliveirinha – Faldejães – Arcozelo258749664
CunhaRua do telheiro, nº 49 – Gandra258948286
Diamante AzulRua de Vandoeuvre, BL 3, r/c loja AM258742754
Eido da BispoReal de Baixo – Refoios969643443
EncanadaRua Dr. António Magalhães, Loja 7258941189
EscondidinhoRua do Rosário, nº 5258942828
ExpressoRua Inácio Perestrelo, nº 70258942849
Fátima AmorimLugar de Carvalho258944081
Fonte da VilaRua Fonte da Vila258948035
GaioRua Agostinho Josá Taveira, nº 1258941251
GarfoRua da Lebre, nº 10 – Ribeira258948105
KatekeroRua do Mercado258941625
Manuel  PadeiroRua do senhor do Bonfim258941649
MercadoRua do Mercado258753700
MigaitasRua do Sobreiro, nº 533 – Feitosa258751452
Monte da MadalenaR. Sta Mª Madalena,nº 860 – Fornelos e Queijada927760674
Olho MarinhoRua Cidade do Xinzo do Límia,nº 8258943856
PetiscasLargo da Alegria – Arcozelo258931347
Pica PauLargo de são José nº15258941422
PicadeiroRua do Senhor de Pias nº1336 – Feitosa258943834
PombinhaR. S.Tiago de Brandara, nº801 – Brandara258947444
Porta do LimaR.Ponte de Crasto, nº90 – Ribeira258938477
PregoR. Dr. J.C. de Azevedo Baptista, nº 16258743472
Recanto das LagoasRua de Pentieiros nº119 – Estorãos258738308
River ViewRua joão rodrigues de Morais258943213
Rotunda da FeitosaRua da Feitosa nº1634 – Feitosa258742003
Sabores do LimaLargo Doutor Francisco Malheiro nº78258931121
Santa JustaRua S.Salvador de Fojo Lobal, nº1258768312
Solar do TaberneiroPraceta Doutor Vieira de Araújo nº2 , Loja 1258942169
Sonha AzulLugar de Bouças – Fontão258733284
Sonha do capitãoLargo do Campo Raso – Correlhã258741138
Srª da LuzLugar Srª da Luz – Arcozelo258942464
Taverna Vaca das cordasRua Beato Francisco Pacheco, nº39-41258741167
TelhadinhoLardo Conselheiro Arnaldo Norton de Matos  Nº13258942274
TorreRua do Postigo nº17258941293
Verde MinhoLugar da Gandara258941082

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima


Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

1/2kg de carne de vaca (ganso redondo);1/2kg galinha gorda; 1/2kg de costeletas de porco frescas;
1 osso de Assuão fresco; 150g de chouriço de carne (caseiro); 1/2 coração de porco;
1/4kg de bofe de porco; 1kg de arroz; 1/4l de sangue de porco (com  um pouco de vinagre para não coagular).
Num tacho põem-se as carnes todas a ferver em 3l de água fria, junta-se louro, cravinho, noz-moscada, sal e pimenta. Deixam-se cozer as carnes e retira-se tudo do lume. As carnes depois de arrefecidas são desfiadas. À calda de cozer as carnes, depois de retificados os temperos é retirada a gordura que esteja a mais, leva-se novamente ao lume até levantar fervura. Junta-se o arroz. Quando estiver meio cozido, junta-se as carnes desfiadas e o sangue liquefeito. Junta-se o sumo de limão, cravinho e cominhos em pó. Em travessa à parte vão os rojões e as frituras de belouras, chouriça de verde e tripa enfarinhada. Os rojões levam também batata loura, cortada em cubos e vão guarnecidas as travessas com limão às rodas e salsa em ramo. (Receita para 8 pessoas de D. Belozinda Varela)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

4 de fevereiro - Às quartas na Oficina, em Lisboa



Migas e Enchidos de Mora inauguram no dia 4 de Fevereiro o ciclo de eventos gastronómicos “Às Quartas na Oficina”, uma iniciativa da Oficina do Vinho, a nova loja do Bairro de Campo de Ourique em Lisboa que traz à memória a venda de vinho e azeite a granel.
Na ocasião, vai estar presente o produtor Joaquim Arnaud e o Chef Francisco Pires. Dada a especificidade da ementa, o evento terá um custo mínimo de cinco euros e é limitado a 30 pessoas, carecendo por isso de reserva prévia através da página do Facebook / Oficina do Vinho ou via email: loja@oficinadovinho.pt .
“Às Quartas na Oficina” é uma série de degustações e provas seleccionadas de produtos únicos, a par com a visita de Chefs e Barmans que vão animar o espaço, impreterivelmente às quartas-feiras, entre as 18h e as 20h.
Para o mês de Fevereiro, estão já agendados quatro eventos: Enchidos de Pavia e Migas de Mora, dia 4; ChillBar convida barman para cocktails de vinhos e espumante, dia 11; Chef Miguel Rodrigues (Delicias de Goa) apresenta sandes de sarapatel, dia 18; e o Chef Eddys dá a provar sushi alentejano, dia 25. Nata de Maçã, Marmelada Branca de Odivelas e Carapau Seco são outros produtos na lista de degustações.
Esta iniciativa da OV conta com a participação da dupla Nuno Nobre & Associados e da Pressinform – Comunicação e Relações Públicas e desenrola-se nos 50 metros quadrados de loja onde repousam quatro grandes reservatórios de inox e oito de menor dimensão com vinhos de várias regiões do país, onde os clientes podem provar, escolher o vinho que mais gostam, engarrafar/colocar a rolha.
A Oficina do Vinho promete ao longo do ano mais eventos gastronómicos e de degustação para animar o bairro de Campo de Ourique como adega que é, num espaço acolhedor onde o cliente “é que manda”.
Oficina do Vinho – Rua Correia Teles., nº22-A em Campo de Ourique 
Telefone: 21 594 4155 
Horário: 2ª a 6ª – 11h00/ 20h00 ; sábados 09h30/ 19h00.
Pressinform @ 27-1-2015 15:22:17