
Festejar a Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade
De modo a festejar a inscrição da Dieta Mediterrânica na lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO, realiza-se, entre os próximos dias 05 e 07, no centro histórico de Tavira, ao longo das margens do rio e zonas adjacentes, a II Feira da Dieta Mediterrânica, cuja abertura está prevista, para dia 05, pelas 18 horas, na presença das instituições coorganizadoras e de dezenas de organizações convidadas.
O número de entidades participantes duplicou em relação à primeira edição. 120 instituições de todas as áreas relacionadas com a Dieta Mediterrânica marcam presença na Feira.
Tavira, como comunidade representativa de Portugal, acolhe, ainda, as representações da Grécia (Koroni) e de Marrocos (Chefchouen), as quais integram os setes estados com culturas mediterrânicas que subescreveram esta candidatura transnacional.
O programa apresenta atrativos para todos, feira Institucional, mercado de produtores, oficinas de culinária (22 horas de sessões), praça da convivialidade com restauração e provas de vinhos e azeites, músicas e oficinas de danças mediterrânicas, bailes tradicionais, aconselhamento nutricional e cardiológico, jogos populares, exposições temáticas, lançamento de edições, brinquedos e jogos para crianças, exposição de espécies mediterrânicas.
Durante a Feira haverá também uma “praça da convivialidade”, na qual decorrerão aulas e demonstrações culinárias, provas de produtos, organizadas pelas Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve e de Vila Real de Santo António em conjunto com outras entidades.
Os restaurantes do concelho apresentam menus que valorizam a diversidade da gastronomia relacionada com a Dieta Mediterrânica, produtos locais consumidos de acordo com as estações do ano.
Para consultar programa detalhado:
Para consultar programa da Semana da Dieta Mediterrânica (restaurantes e menus):
Sem comentários:
Enviar um comentário