sábado, 31 de janeiro de 2015

FDS Gastronómicos - Receitas de Chaves - Arroz de Fumeiro




CHAVES


A Gastronomia Flaviense é única e inigualável. Qualidade, sabor e textura fazem dos seus pratos iguarias para mais tarde recordar. O famoso presunto de Chaves, célebre por cá e por terras de além, o Pastel de Chaves que comemora 150 anos, sendo produto com indicação geográfica reconhecida, de massa folhada tenra e estaladiça, recheado com um sublime refogado de carne de vitela, os milhos acompanhados dos melhores enchidos da região, enfim, o melhor é passar um fim de semana em Chaves e provar tudo o que de bom esta região tem para lhe oferecer.
Arroz de Fumeiro

Arroz de Fumeiro

Arroz de 
Cozem-se chouriço de cabaça, salpicão, linguiça e um bocado de pernil fumado.
Escolhem-se os melhores espigos, lavam-se e reservam-se. Guarda-se o caldo de cozedura das carnes. Faz-se um estrugido com azeite e cebola picada e uma colher sopeira de colorau. Partem-se as carnes anteriores em rodelas e colocam-se no estrugido mas só quando a cebola estiver alourada. Salpica-se com água da cozedura, tapa-se o tacho e deixa-se apurar. Vai-se acrescentando com água e caldo da cozedura, tempera-se de sal e malagueta. Quando tiver fervido algum tempo, escaldam-se os espigos e juntam-se-lhes. Lava-se o arroz, para tirar a goma, colocando-se a cozer na calda anterior. Mexe-se, tapa-se e deixa-se cozer.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

30 de janeiro a 1 de fevereiro - Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro, em Chaves




Décima edição do evento terá lugar de 30 de janeiro a 01 de fevereiro (de sexta-feira a domingo), no Pavilhão Municipal da cidade. Município prevê que sejam comercializadas mais de 20 toneladas de enchidos, num volume de negócios superior a 400 mil euros.

A cidade de Chaves vai encher de novo com mais uma mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro”. Pelo décimo ano consecutivo, o Município promove no último fim-de-semana de janeiro (este ano entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro) mais uma edição desta mostra, onde o fumeiro é rei. Aos enchidos, concebidos de forma artesanal, juntam-se o famoso presunto, o Pastel e o Folar de Chaves e os restantes artigos de panificação, os produtos da região e o artesanato, perfazendo um volume de negócios estimado na ordem dos 400 mil euros. 

Este evento visa recuperar toda uma tradição, sempre numa linha de fidelidade ao “saber fazer”, com sabores tradicionais genuínos e autênticos de elevada qualidade e reputação. A crescente procura destes sabores tem potenciado a sua comercialização ao longo de todo o ano e a realização de vários eventos (por ocasião da Páscoa - o Folar; no mês de Agosto - o Pastel de Chaves; por altura da Feira dos Santos – os Sabores de Outono) que, a par do surgimento de novas unidades produtivas (existem atualmente 18 cozinhas regionais de fumeiro, 6 indústrias dedicadas quase em exclusivo à produção de Pastel de Chaves e 9 produtores de doces, compotas e licores artesanais, que geraram entre 60 a 70 postos de trabalho), se afirmam como importantes agentes de desenvolvimento local.

Paralelamente, no Mercado Municipal existirão tasquinhas que propõem aos visitantes experimentar e degustar muitas das afamadas iguarias flavienses.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

29 de janeiro a 1 de fevereiro - XIX Feira da Caça e Turismo, em Macedo de Cavaleiros

Feira da Caça e Turismo 2015

As novidades na organização da feira começam logo à entrada: a partir do portão principal do Parque Municipal de Exposições, recria-se um percurso pedestre, num ambiente de natureza, aludindo aos cerca de 200 km sinalizados em todo o território do Geopark Terras de Cavaleiros. No interior, os produtos da terra como os enchidos, queijos, panificação, vinhos e doçarias, ganham posição central, representados por expositores preferencialmente do concelho de Macedo de Cavaleiros. Os artigos de caça e derivados têm uma nave própria, e os 4 restaurantes permanentes do certame apresentarão pratos de caça e vinhos regionais.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

29 de janeiro a 1 de fevereiro - Rota Gastronómica do Javali, em Macedo de Cavaleiros

Javali com rota gastronómica em Macedo de Cavaleiros
14 restaurantes de Macedo de Cavaleiros recebem os visitantes com pratos de javali nas suas ementas. Coincidindo com a realização da Feira da Caça e Turismo, de 29 de janeiro a 1 de fevereiro, os restaurantes participantes propõem-se a desafiar os paladares mais refinados e a apresentar esta iguaria da caça, confecionada sob múltiplas formas.
É a segunda edição da Rota Gastronómica do Javali, que depois do sucesso do ano passado, alarga o número de restaurantes participantes e proporciona um motivo adicional para uma viagem a Macedo de Cavaleiros.
A II Rota Gastronómica do Javali é organizada pela Confraria do Javali, com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Geopak Terras de Cavaleiros.
Restaurantes participantes:
O Brasa
O Montanhês
Real Domus
O Mazeda
Alendouro
Dona Antónia
O Rodízio
O Cantinho da Espanhola
Alambique
Monte Velho
Di Roma
O Capitólio
O Panorama
Moagem do João do Padre

sábado, 24 de janeiro de 2015

FDS Gastronómicos - Receitas de Chaves - Rabanadas com Mel

Rabanadas com Mel

Rabanadas com Mel
Rabanadas com Mel

Corta-se o pão de forma, ou cacete, duro, em fatias médias. Mergulham-se em leite morno temperado de açúcar. Deixam-se amolecer. Escorre-se o excesso de leite e passam-se por ovos caseiros batidos. Fritam-se em azeite quente, deixando alourar, virando de um lado e de outro. Depois de fritas colocam-se numa travessa comprida, polvilhando-se de açúcar e canela ou, como se comem no Natal, banhadas por uma calda, feita com açúcar, água, vinho fino, um pau de canela e um vidrado de laranja.
“O segredo das rabanadas está em deixá-las demolhar, quase a desfazerem-se, no molho de leite”.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

FDS Gastronómicos - Receitas de Vizela - Rojões


Rojões
Rojões
Rojões
Temperam-se os rojões com sal, pimenta, louro e alho. Num tacho com a banha, cozem-se em lume brando, cerca de 1 hora. Cozem-se as batatas, depois são descascadas e passadas numa sertã em banha e cebola até ficarem “loirinhas”. Põe-se o sal, pimenta e alho. Com banha, frita-se o fígado, o sangue do porco com alho e louro. As farinheiras e as castanhas são fritas normalmente. Cozem-se os grelos e colocam-se numa sertã com sal, alho, pimenta e azeite.
Está tudo pronto para empratar e servir.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FDS Gastronómicos - Receitas de Vizela - Bolhinhol


Bolinhol
Bolinhol


Bolinhol
Ingredientes: 24 gemas + 3 claras, 400g açúcar, 300g farinha de trigo e 200g açúcar para a cobertura
Bater as gemas e as claras com o açúcar até obter um preparado espesso e quase branco. Juntar a farinha que foi peneirada várias vezes. Deve apenas misturar sem bater. Forrar formas retangulares ou quadradas com cartolina. Distribuir a massa pelas formas e levar a cozer em forno pré-aquecido a 220º. A meio da cozedura reduzir o calor acabando de cozer o pão-de-ló. Quando sair do forno tirar o papel e deixar arrefecer.
Com os 200g de açúcar fazer uma calda forte e trabalhar o pão-de-ló molhando uma colher de pau na calda, fazendo movimentos de vaivém em cima do pão – de – ló até a calda se tornar opaca.
Depois de seco é embrulhado em papel vegetal. Nada melhor do que prova-lo em Vizela, pois são as nossas mãos e a nossa gente que lhe dão um sabor incomparável. Um doce sentido

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

23 a 25 de janeiro - FDS Gastronómicos, em Vizela



Animação
24 de janeiro – 15h00: Visita ao Centro Etnográfico do Grupo Folclórico de St.ª Eulália (Ladeira da Devesinha, 118-St.ª Eulália 4620-541-GPS: 41.212143N/8.180537W).
Restaurantes:
Nome do EstabelecimentoEndereçoTelefone
Adega AvelinoR. Pereira Caldas, nº. 34 – S. Miguel253 584324
Ad. Reg. Mais ou MenosR. de Sá, n.º 117 – A – Santa Eulália934554727
Bom de BrasaR. Nacional 106, n.º 437 – Infias253567 274
Bom GostoFórum Vizela Fração GH – S. Miguel253164084
Bom ViverR. da Levandeira, n.º 35 – Santa Eulália253588302
BraseiroAv. Abade Tagilde, n.º 197 – S. Miguel253482566
Hotel BienestarR. Dr. Abílio Torres, nº 822 – S. João253481275
Hotel TermasR. Dr. Abílio Torres, n.º 1236 – S. João253481275
O GrelhadorR. Nova do Fórum, n.º 262-264 – S. Miguel253483103
O PintoR. Dr. Pereira Caldas n.º  275 – S. Miguel964439993
OlivalR. das Portelas – Tagilde253583124
Pedra AzulR. de Pousada , nº. 223 – Bouça de Ramilo– St. Eulália253488472
PeixotoR. Regedor Miguel Costa, n.º 91 – Santo Adrião253582686
RainhaR. Dr. Pereira Caldas – S. Miguel253482101
Zeca PintoR. Elisa Torres Soares, n.º 540 – S. João253481332

22 a 25 de janeiro - XXIV Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso, em Montalegre

Montalegre - Cartaz oficial da Feira do Fumeiro 2015

FEIRA DE MONTALEGRE À FRONTEIRA
«Se deixássemos meter as coisas que as pessoas nos solicitam, fazíamos uma feira que ia de Montalegre até à fronteira», opina o edil. Um travão que protege quem luta pela terra em torno de um chamariz que é, fundamentalmente, «uma oportunidade de negócio e uma forma de dar maior visibilidade à nossa terra». Em suma, Orlando Alves descreve um pouco do que gira em volta da "rainha do fumeiro": «tem tascas, copos e muito vinho, que a terra quente nos vende e o frio intenso das geadas valoriza e faz subir um ou dois graus e tem comes e petisqueira tudo centrado à volta dos 100 sabores que o porco tem (...) o pão centeio, as bicas de carne, os folares, mel e compotas, licores e chás são, a par da batata com certificação e das couves e grelos da terra fria barrosã, igualmente cartaz da XXIV da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso».
NÚMEROS EM PREVISÃO
QUANTIDADE DE PRODUTO – 70.000 kg
FATURAÇÃO – 3 milhões de euros
VISITANTES – 80.000
OUTROS NÚMEROS
103 Produtores inscritos
752 Animais abatidos
EXPOSITORES
87 Expositores
76 Expositores de fumeiro e 11 de outros produtos
(panificação, mel, doces e compotas, ervas aromáticas e licores)
N.º produtores de fumeiro inscritos – 76
N.º produtores de pão, bicas de carne e folares – 4
N.º produtores de mel – 3
Compotas, licores, chás
HORÁRIO DE ABERTURA AO PÚBLICO DA FEIRA
Dia 22 – 16:00/20:00
Dia 23 – 10:00/20:00
Dia 24 – 10:00/21:00
Dia 25 – 10:00/20:00

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

20 de janeiro - Festa das Papas, Samão, Cabeceiras de Basto


Festa das Papas em honra de S. Sebastião

Papas no Samão - as pessoas colocam-se em volta da mesa e degustam os produtos servidos
Samão (ano ímpar) / Gondiães (ano par)
20 de Janeiro


As origens e as motivações da Festa das Papas, realizada anualmente em hora de S. Sebastião, nos lugares de Samão e de Gondiães, do concelho de Cabeceiras de Basto, perdem-se na memória dos tempos.
No entanto, o ritual mantém ao longo dos anos. A Festa das Papas, ora em Gondiães, ora no Samão, ano sim, ano não, mantém o seu vigor, pois decorre de uma promessa feita na Idade Média, pelos respectivos povoados da serra, aquando de uma grande peste que assolou estes povos da montanha, levando esses avoengos a recorrerem a S. Sebastião para os livrar da doença que atingira humanos e animais.
Por isso, todos os anos, no dia 20 de Janeiro, a promessa renova-se e a festa repete-se.
Uma semana antes, começam os preparativos. O pão é confeccionado e cozido pelas mulheres da aldeia para que no dia de S. Sebastião, os produtos sejam benzidos e oferecidos a todos quantos ali se desloquem para honrar o padroeiro. As papas, são feitas pelos homens e podem ser comidas quentes ou frias. A carne de porco é servida em pratos de barro e o vinho verde da região bebido pelas tradicionais malgas de barro.
Neste dia, comem-se as papas, a broa, o toucinho e bebe-se o vinho, produtos que antes são benzidos na Casa do Santo, seguindo posteriormente em carros de bois em forma de procissão para um campo, ao longo do qual se colocam no chão toalhas de linho e sobre as quais se distribuem os alimentos. Uma vara de madeira, serve de medida para distribuir o pão, a carne, as papas e o vinho ao longo de dezenas e dezenas de metros desta “mesa” improvisada.
Finda a refeição algumas pessoas levam consigo os pedaços de broa que lhes coube em sorte e que depois guardam durante algum tempo em casa por causa da afamada “mezinha” que acreditam existir no pão que foi benzido. Os mais crédulos dizem mesmo que nunca ganha bolor e que serve de remédio para as doenças que afectam as pessoas e os animais.
Pela sua originalidade, pelo seu tipicismo, e sobretudo, pelo seu ritual próprio, a “Festa das Papas” representa uma das manifestações culturais e religiosas mais puras e tradicionais de Cabeceiras de Basto.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Cotovelos gigantes com Gorgonzola, nozes e frutios secos


COTOVELOS GIGANTES COM GORGONZOLA, NOZES E FRUTOS SECOS

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 20 MINUTOS
DIFICULDADE:
QUANTIDADE: 4 PESSOAS

INGREDIENTES

  • 320 g de Cotovelos Gigantes Milaneza
  • 150 g de queijo gorgonzola
  • 40 ml de natas
  • 8 ml de vinagre de espumante
  • 100 g de miolo de noz picado
  • 80 g de alperces secos picados
  • 50 g de aipo em palitos
  • Cebolinho q.b.
  • 80 g de figos secos em rodelas
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

PREPARAÇÃO

Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem e reserve.
Com a ajuda da varinha mágica, triture o queijo gorgonzola, adicione as natas e o vinagre de espumante.
Pique os frutos secos de forma grosseira.
Envolva os frutos secos com a massa e azeite e tempere a gosto com sal e pimenta.
Espalhe o creme de gorgonzola no prato e disponha a massa por cima.
Finalize com aipo em palitos e algumas folhas de cebolinho inteiras.
Decore com os figos secos em rodelas.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Fusilli tricolore com beterraba e parmesão

FUSILLI TRICOLORE COM BETERRABA E PARMESÃO

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 25 MINUTOS
DIFICULDADE: FÁCIL
QUANTIDADE: 4 PESSOAS

INGREDIENTES

  • 400 g de Fusilli Tricolore Milaneza
  • 100 g de queijo Parmesão
  • 1 cebola picada
  • 70 g de manteiga
  • 100 ml de natas
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 400 g de beterraba (sem pele, cozida e picada grosseiramente)
  • 1 c. de sopa de sumo de limão
  • 1 c. de sopa de hortelã picada
  • sal e pimenta preta q.b.

PREPARAÇÃO

Derreta 1/3 de manteiga e aloure a cebola.
Junte o vinho e deixe estar cerca de 3 minutos a cozinhar.
Depois, junte a beterraba e deixe estar mais 5 minutos.
Entretanto coza a massa ‘al dente’.
Passados os 5 minutos, passe a mistura pela picadora juntando o sumo de limão e as natas.
Depois, passe o molho da beterraba para uma caçarola e junte o resto da manteiga.
Escorra a massa, e junte ao molho da beterraba e ao queijo.
Tempere a gosto e deixe uns 3 minutos em fogo lento.
                                                                                      Sirva polvilhado com a hortelã picada

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

31 de janeiro - Workshop "Doces de Chocolate" por Isabel Zibaia Rafael, em Lisboa

Canja de Bacalhau

Receita publicada pelo MEU SUPER



Preparação

1º Coza o bacalhau numa panela com água e guarde o caldo da cozedura depois. Leve ao lume uma frigideira a refogue o alho picado e a cebola. Desfie o bacalhau e junte na frigideira, deixando alourar um pouco. Adicione o caldo e a massa, durante 7 minutos.
2º Escalfe os ovos em água a ferver com umas gotas de limão, numa panela. Quando servir a sopa, decore com coentros.
Ingredientes para 4

Bacalhau            1 posta
Ovos                  4
Cebola                 1  Alho             2 dentes


Massa de cotovelos pequenos               100g
Coentros       1 raminho
Azeite
Sal











































terça-feira, 13 de janeiro de 2015

31 de janeiro - Workshop "Entradas e petiscos" por Isabel Zibaia Rafael, em Lisboa

16 a 18 de janeiro - Fim de Semana gastronómico em Marco de Canavezes



Nos dias 16, 17 e 18 de Janeirode 2015 venha até ao Marco de Canaveses e aprecie o Anho Assado com Arroz de Forno, asFatias do Freixo e o Vinho Verdebranco, tinto ou rosé produzidos neste concelho hospitaleiro. A gastronomia, os vinhos, o património natural e monumental revelam uma Terra Viva: Marco de Canaveses, que merece sem dúvida a sua visita!

Assim, de 16 a 18 de Janeiro de 2015, não perca o Fim-de-Semana Gastronómico do Marco de Canaveses e aproveite também para visitar a Igreja de Santa Maria, da autoria de Siza Vieira; a cidade romana de Tongobriga e se aprecia boa música tradicional, a Câmara Municipal promove mais um excelente momento cultural, o 28º Encontro de Cantadores de Janeiras, nos dias 17 e 18 de Janeiro, no Salão dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.

Restaurantes aderentes:
• Restaurante A Ver o Douro - Rua do Barreiro, 617, 4625-119 Paços de Gaiolo MCN - Contactos: 255 589 673/ 961 877 738 - www.facebook.com\averodouro
- averodouro@gmail.com - 41º 5' 57.41" N - 8º 07' 4.41" W

• Restaurante Albufeira - Rua Rainha D. Mafalda, 709, 4630-432 MCN - Contactos: 255 534 420/ 924 432 855 - www.restaurantealbufeira.com - rest.albufeira@gmail.com - 41º 11' 38.69" N / 8º 09' 25.68" W

• Restaurante Cancela Velha - Praça Movimento das Forças Armadas, 36, 4630-224 MCN - Contactos: 255 523 630/ 918 628 721 - cancelavelha@hotmail.com - 41º 11' 06.23" N / 8º 08' 57.15" W

• Restaurante Momento's Rio - Parque Fluvial do Tâmega, Rua das Caldas de Canaveses, 332, 4635-367 Sobretâmega MCN - Contactos: 918 729 953 - restaurantemomentos@gmail.com

• Restaurante Penhadouro - Rua do Ladário, 14, 4625-335 Penhalonga MCN - Contactos: 255 582 994/ 934 062 001 - www.penhadouro.com - geral@penhadouro.com - 41º 6" 13.71' N 8º 9" 16.52' W

• Restaurante Pensão Magalhães - Largo António Queirós Montenegro, 31, 4630-214 MCN - Contactos: 255 522 134/ 917 621 455 - geral@pensaomagalhaes.com - 41º 11' 05.91" N / 8º 08' 51.11"W

• Restaurante O Plátano - Largo António Queirós Montenegro, 57, 4630-214 MCN - Contactos: 255 523 137/ 919 371 929 - www.oplatano.com - oplatano.geral@oplatano.com - 41º 11' 05.91" N / 8º 08' 51.11" W

• Restaurante Sampaio - Av. Jorge Nuno Pinto da Costa, 862, 4630-291 Marco de Canaveses - Contactos: 255 534 540/ 915 960 850 - restaurantesampaio@gmail.com - 41º 17' 53.79" N / 8º 16' 15.81" W

• Restaurante Silva - Rua de Sobretâmega, 127, 4635-393 Sobretâmega MCN - Contactos: 255 535 079/ 964 853 627 - restaurantesilva@live.com.pt - 41º 12' 01.08" N / 8º 09' 45.94" W

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Fritos de massa e bacalhau

FRITOS DE MASSA E BACALHAU

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 25 MINUTOS
DIFICULDADE: FÁCIL
QUANTIDADE: 4 PESSOAS

INGREDIENTES

  • 200 g de Massa (aletria, esparguete, ou outra) cozida “al dente”
  • 200 g de bacalhau cozido desfiado
  • sal, pimenta q.b.
  • 1 c. de sopa de salsa picada
  • 1 cebolinha picada – facultativo
  • 95 g de manteiga derretida
  • pão ralado q.b.
  • óleo para fritar

PREPARAÇÃO

Coloque o bacalhau desfiado numa terrina e misture-o com a manteiga derretida.
Amasse bem e junte a massa cozida partida em bocados.
Junte a salsa e, querendo, a cebola.
Amasse tudo mais uma vez e tempere de pimenta e um pouco de sal se necessário.
Com esta massa forme pequenas bolas, achate-as e passe-as por pão ralado.
Frite-as em óleo bem quente. Escorra sobre papel absorvente.