O mar português regressa ao Terreiro do Paço. De 7 a 17 de abril, no Pátio da Galé, a 9ª edição do PEIXE EM LISBOA apresenta 10 restaurantes com degustações, conceituados chefes internacionais e portugueses, um mercado gourmet com centenas de produtos para prova e aquisição, aulas de cozinha, debates e workshops.
O evento é uma organização da Associação de Turismo de Lisboa, com o apoio daCâmara Municipal de Lisboa e produção da EV-Essência do Vinho.
Mais informação em: http://www.peixemlisboa.com/
PEIXE EM LISBOA convida conceituados chefes a realizarem demonstrações de cozinha ao vivo no Auditório do evento, de Portugal e de outros países.
DIEGO GALLEGOS * Michelin
Espanha
Brasileiro de nascimento, andaluz por adoção. Alcançou recentemente uma estrela Michelin no restaurante Sollo, em Málaga, e tem desenvolvido um trabalho notável, boa parte com peixes de rio, a ponto de o terem apelidado de “el chef del caviar”. É tido em Espanha como dos mais promissores chefes de cozinha do país.
ELENA ARZAK *** Michelin
Espanha
O nome de família denuncia-a. É filha de Juan Maria Arzak, que em Donostia – San Sebastian, Espanha, ostenta três estrelas Michelin. Traz a Lisboa exemplos de perfecionismo e de detalhe de uma cozinha vanguardista, que agora lidera e soube reinventar-se, e que resulta de uma casa familiar e mais que centenária.
PINO CUTTAIA ** Michelin
Itália
Ostenta duas estrelas Michelin no restaurante La Madia, em Licata, Sicília. A gastronomia de mar surge em destaque, combinando sofisticação com o modo singular com que os italianos encaram a cozinha. Memória, criatividade, simplicidade e elegância são atributos reconhecidos.
TIAGO FEIO
Portugal
Um dos mais promissores chefes da nova vaga. No restaurante Leopold, um espaço minimalista no castiço bairro da Mouraria, elabora uma cozinha experimental, sem recurso a fogão nem exaustor. O menu é uma surpresa cada vez mais convincente, entre clientes e crítica, sejam portugueses ou internacionais.
TOMOAKI KANAZAWA
Portugal
Japonês radicado em Portugal, o chefe domina as técnicas orientais de tratamento, preparação e confeção de peixes. É ainda um especialista em cortes e um atento observador de novas tendências. Depois de fidelizar clientes em Algés mudou-se recentemente para Lisboa, abrindo o restaurante Kanazawa, onde apresenta a cozinha kaiseki para apenas oito clientes.
ALEXANDRE SILVA
Portugal
O primeiro “top chef” da versão portuguesa do famoso concurso televisivo lidera um dos novos restaurantes de Lisboa, o Loco. Pensado para ser um lugar para os amantes de cozinha sofisticada, o espaço tem apresentado criações arrojadas, divertidas e com carácter, como é apanágio do chefe.
HENRIQUE SÁ PESSOA
Portugal
É um regresso à primeira linha que se saúda. Um dos mais mediáticos chefes portugueses reabriu recentemente o restaurante Alma, proporcionando à cidade de Lisboa o reforço das propostas criativas e de autor. A cozinha é sofisticada e de fusão, habitat que o chefe gosta de percorrer e que desde logo o identifica.
NUNO MENDES
Portugal / Inglaterra
Nem só de futebol se relata a história recente dos heróis portugueses no Reino Unido. De regresso ao palco do Peixe em Lisboa, este chefe é dos mais apreciados na cena gastronómica londrina, tendo aberto restaurante de influência portuguesa e estando com novo projeto em cima da mesa.
RUI SILVESTRE * Michelin
Portugal
É dos mais jovens e bem-sucedidos chefes de cozinha da atualidade. Depois da pausa de inverno reabriu recentemente a cozinha do algarvio Bon Bon, no Carvoeiro, que surpreendeu meio mundo ao ter alcançando uma estrela Michelin. E o futuro parece antecipar novas alegrias.
Sem comentários:
Enviar um comentário