quarta-feira, 12 de novembro de 2014

13 a 16 de novembro - XVI Mostra Internacional de Doces & Licores conventuais, em Alcobaça

XVI Mostra de Doces e Licores Conventuais
A realização da Mostra volta ao espaço nobre do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, obra-prima da arte gótica cisterciense e que desde 1989 integra a Lista do Património da UNESCO. Alcobaça, a cidade pioneira na promoção da Doçaria Conventual, vai acolher a décima sexta edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.
Os Monges de Cister, que foram os senhores do Couto de Alcobaça durante cerca de oito séculos (1153-1833), deixaram uma forte marca cultural e Patrimonial na cidade. Aliás não nos podemos esquecer que o Mosteiro de Alcobaçafoi um dos mais ricos e faustosos de Portugal.
O legado da Doçaria Conventual, um segredo muito bem guardado durante séculos, é um ponto forte do turismo gastronómico português, e uma marca identitária que Alcobaça soube bem aproveitar, promovendo no Mosteiro de Alcobaça, sempre no terceiro fim de semana de novembro, desde há dezasseis anos, a Mostra Internacional, que a cidade acolhe todos os anos, dando a oportunidade aos milhares de visitantes que afluem à cidade de viverem a experiência única de apreciarem o esplendor e a riqueza gastronómica da Doçaria Conventual local, nacional e internacional.
Hoje, Alcobaça é conhecida pela Cidade pelos seus Doces Conventuais, uma marca que nos orgulha e que nos distingue. São famosas as nossas Cornucópias, o Pão-de-ló de Alfeizerão, as Trouxas de Ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.
A Mostra é de facto o ponto alto cultural alcobacense. Cerca de 40 expositores, durante 4 dias, conseguem transformar Alcobaça na Cidade da Doçaria Conventual. 

HORÁRIO:
Quinta, 13 nov: 14h às 23h
Sexta, 14 nov: 10h às 23h
Sábado, 15 nov.: 10h00 às 23h
Domingo,16 nov.: 10h00 às 21h
BILHETE (maiores de 12):
1 dia: 1€
4 dias (pulseira livre trânsito): 2,5€
PARTICIPANTES:
Nacionais: Alcobaça, Coimbra, Tentúgal, Vizela, Portimão, Lorvão, Beja, Arouca, Braga, Ovar, Leiria, Reguengos de Monsaraz, Évora e Aveiro.
Mosteiros e Conventos: Mosteiro de Santa Maria do Sobrado (Galiza); Monjas Cistercienses, de Rio Caldo (Terras do Bouro, Portugal); Abadia Cisterciense de Oseira (Oseira – Espanha); Abbye de Herkenrode (Herkenrode – Bélgica); Convento Louriçal (Pombal – Portugal); Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso – Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário