terça-feira, 12 de agosto de 2014

14 a 24 de agosto - Festival Gastronómico do Espadarte, em Vila Praia de Âncora




O Festival Gastronómico do Espadarte está de regresso à vila mais populosa do concelho de Caminha depois de já ter sido realizado há alguns anos uma primeira edição.
O espadarte é um peixe muito valorizado noutros países, mas ainda desconhecido em Portugal, uma tendência que o proprietário da Baleeira Pescas, António Cunha, pretende contrariar com o lançamento do Festival Gastronómico do Bife de Espadarte.
À mesa vão estar seis formas diferentes de confeccionar o espadarte, como garantiu ao Jornal C António Cunha.

“Vamos começar com uma entrada de vinagrete de espadarte, depois uma sopa, o bife de espadarte, o “swordfish burguer”, que é um hambúrguer de espadarte e ainda uma caldeirada. A ideia é juntar a gastronomia ao turismo e ao mesmo tempo divulgarmos uma pesca que já se faz em Vila Praia de Âncora há 18 anos”.
A par da vertente gastronómica, este Festival terá também uma componente científica e por isso estão previstas algumas palestras e colóquios onde vão participar biólogos portugueses e espanhóis convidados pela organização do evento.
O festival gastronómico vai contar com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Câmara de Caminha, mas com o cunho pessoal da equipa de António Cunha, principalmente da sua esposa que estará a comandar a cozinha.Preparada para “abraçar” este grande projeto está Alexandra Cunha que neste momento já se encontra a fazer experiências para que no dia da abertura do Festival tudo esteja a postos. A sua mais recente criação foi o molho para colocar sobre os hambúrgueres, a grande novidade deste Festival gastronómico. Criado a pensar nos mais novos, o “swordfish burguer”, como foi batizado, será a grande estrela do festival.
“Nós já estamos a desenvolver este produto há mais de um ano e neste momento ele está pronto a ser servido”, garante a cozinheira.
in "jornalc.pt"

Sem comentários:

Enviar um comentário