quarta-feira, 13 de agosto de 2014

15 a 17 de agosto - 13ª Feira do Mel e do Artesanato, em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar




FEIRA DO MEL E DO ARTESANATO

A vila termal de Pedras Salgadas recebe de 15 a 17 de agosto a 13ª edição da Feira do Mel e do Artesanato.

As Águas das Pedras Salgadas são mundialmente conhecidas e é no cenário donde brota esta água de qualidade ímpar que se realiza a 13ª edição da Feira do Mel e do Artesanato, com uma novidade: o recinto da feira espelha a ligação umbilical existente entre o parque termal e a vila de Pedras Salgadas.

Nesse sentido, a área que integra mais de setenta expositores começa ainda na avenida Lopes de Oliveira e, já dentro do parque, vai terminar junto à gruta Maria Pia. A Câmara Municipal, promotora da feira, auscultou com antecedência a população de Pedras Salgadas, mais concretamente os empresários do comércio local, e foi de encontro às aspirações económicas e sociais da comunidade local.

O mel é uma atividade complementar. Atualmente, o concelho tem 84 apicultores, 186 apiários e 4.569 colónias. Neste momento, há vários projetos em execução pelo Proder. E aqui predominam os meles de Urze e Multifloral (urze, carqueja, alecrim, rosmaninho, esteva,…).

De igual forma, o artesanato é um atividade complementar. Madeira, granito, linho, barro e diversos metais servem de matéria-prima a 62 artesãos que expõem e vendem algumas das suas autenticidades.

Atualmente, há cada vez mais apicultores a enveredar pelo artesanato, nomeadamente na execução de quadros que servem de base a um maneio mais facilitado da colmeia e consequente produção de mel.

Os concursos temáticos são uma imagem de marca desta feira, pela valorização e divulgação do mel com mais qualidade ou da melhor peça de artesanato em exposição. Estes certames fazem com que apicultores e artesãos procurem a excelência sendo premiados pelo Município e pela procura do público aos respetivos expositores.

Sem comentários:

Enviar um comentário