
«Viseu quer ser uma cidade vinhateira 365 dias por ano. Com esta iniciativa, propomos que comunidade e visitantes redescubram o charme e a qualidade dos vinhos do Dão no Inverno, com todo o conforto», explicou Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Promovido pelo Município de Viseu, em colaboração com a CVR do Dão e o apoio do Turismo do Centro, o certame oferece durante três dias um mix de eventos e experiências: 18 horas de provas vínicas e degustação de produtos gourmet, espaço de venda de vinhos, sabores do Dão à mesa (Taberna da Milinha), workshops para enófilos e iniciados, animação musical, duas wine parties, cinema e conversas à volta do vinho.
Participarão do certame cerca de 50 operadores económicos ligados aos vinhos do Dão e ao setor agroalimentar de Viseu, nomeadamente de produção de queijos, enchidos, compotas, pão e biscoitos de forno.
Durante este fim-de-semana a lareira do Solar do Vinho do Dão voltará a acender-se para acolher os visitantes e iluminar conversas à volta do vinho. Justamente, para Almeida Henriques, «a iniciativa quer estimular os públicos da cidade e da região a criarem hábitos de frequência deste palácio histórico de Viseu, onde passará a funcionar o em 2015 o welcome centre da Rota do Dão».
A formação de especialistas nos vinhos do Dão em apenas 60 minutos é outra das propostas do Salão. O enófilo e editor da revista Wine Luís Costa conduz workshops nos dias de sábado e domingo, e tirará a prova dos 9 à harmonização dos brancos do Dão com os queijos da região.
Os “Vinhos de Inverno” terão também um espaço infantil entre as 17 e as 20H. Aí as crianças poderão personalizar adereços vínicos para os pais e realizar quizzes temáticos sobre o mundo rural, com acesso a prémios, e outras atividades.
Na apresentação à imprensa, realizada na Quinta de Lemos, participaram, para além do presidente da Câmara Municipal de Viseu, o vereador João Paulo Gouveia e o presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha.
A programação dos “Vinhos de Inverno” começa a ser publicada no website da iniciativa, em www.vindimasviseu.pt .
Na apresentação da iniciativa, na Quinta de Lemos, foram também apresentados alguns dos resultados da 1ª Festa das Vindimas do Dão em Viseu, realizada em Setembro passado. Mais de 8000 pessoas participaram dos eventos do festival e o impacto medido é superior a uma audiência de 2 milhões de pessoas.
Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, «a agenda vinhateira de Viseu é uma aposta onde todos ganham. Todas as regiões vitícolas precisam de uma cidade – e a cidade ganha com a sua identidade vinhateira. O Dão e Viseu podem ser o novo destino vinhateiro do país na próxima década.»
Sem comentários:
Enviar um comentário